Como a educação física pode mudar a realidade de uma escola. 20linhas
Soluções para a tarefa
A educação física escolar promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, como por exemplo:
▸ Favorece o desenvolvimento motor;
▸ Contribui para a integração social da criança e do adolescente;
▸ Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança;
▸ Melhora a autoestima;
▸ Contribui para que o aluno se expresse melhor;
▸ Favorece as questões e vivencias sobre o mundo que convivem;
▸ Ajuda o aluno a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo;
▸ Reduz o estresse e as pressões do dia a dia;
▸ Coopera para um estilo de vida melhor.
O ideal é estimular a criança para fase de desenvolvimento em que ela se encontra, por exemplo, a fase do engatinhar, muitos pais acham benéfico o pular a fase do engatinhar e é justamente ao contrário, deve-se estimular o bebê a engatinhar, se arrastar, tentar levantar. Quanto maior os estímulos de movimentos, melhor o desenvolvimento do repertório motor.
A avaliação para ser competente naquilo que ela se propõe deve levar em consideração questões como:
▸ A participação;
▸ O interesse;
▸ O compromisso;
▸ A responsabilidade;
▸ A afetividade;
▸ As habilidades;
▸ As competências;
▸ A atitude. -
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
Acreditar que a atividade física passa a fazer parte do comportamento pessoal durante toda a vida, significa entender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias com os exercícios físicos e os jogos. Os alunos devem ser desafiados e exercitados a entenderem que somente podem vencer quando estiverem se divertindo. A vitória não pode ser a condição para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento deve estar presente no jogo e não no seu final -
Os nossos músculos precisam de calor, principalmente quando está em repouso. Por isso precisamos fazer um aquecimento antes da atividade proposta. Quando o aluno vai para a aula de educação física é importante que o professor inicie com um pré-aquecimento. Esse aquecimento possibilita o aumento do fluxo de sangue para os músculos, aumentando a temperatura do corpo e diminuindo a probabilidade de lesões.
O aquecimento é uma ferramenta que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade recreativa, esportiva ou laboral. Logo após a atividade física, encerre a aula com um alongamento para relaxar toda a musculatura trabalhada. -