História, perguntado por BiaaaZinhaa, 9 meses atrás

Como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 se propunha a conter a arbitrariedade dos julgamentos e das prisões? Como isso se relaciona com o absolutismo monárquico?

Soluções para a tarefa

Respondido por ajuliaps
3

A declaração dos direitos do homem e do cidadão diz que todo homem/ser humano deve de ter o direito da liberdade, igualdade, e fraternidade.

sendo assim recebe o nome de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, e que iria refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualde e fraternidade humanas, acima dos interesses de qualquer particular.

À época, a França acabava de encerrar séculos de um regime absolutista, onde quem tinha a vontade suprema era o monarca. Tal arranjo foi necessário ao momento do nascimento da moderna França porque era o único meio de se fazer respeitar a unidade nacional e prestar obediência a uma autoridade centralizada. Com o tempo, porém, tal forma de organização do estado passou a ser uma ferramenta tanto da nobreza como do clero para oprimir, controlar e explorar o povo, o que fazia do cidadão da época um ser humano limitado pelas imposições dos governantes do Estado.

Perguntas interessantes