Como a cultura pode se perde?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelas pessoas que compõem uma empresa, isto é, a manifestação dos valores e propósito da empresa, na prática. Alinhada às estratégias da organização, a cultura organizacional é utilizada como norteadora para todas as atividades da empresa, o que a torna única.
É ela que diferencia uma empresa da outra e está explícita na condução de um negócio, no trato com os colaboradores, clientes e parceiros, por exemplo. Em uma comparação com o ser humano, a cultura organizacional representa, para a empresa, o que nós pensamos, percebemos, agimos e sentimos. É como se fosse o “caráter” de cada INDIVIDUAL
Contudo, para que a cultura organizacional esteja presente diariamente na empresa, ela precisa ser trabalhada e aprimorada, constantemente e, acima de tudo, deve guiar as ações da empresa. Ou seja, de nada adianta elencar diversas diretrizes para compor a cultura organizacional se, no dia a dia, essas ações não ocorrem.
Portanto, conclui-se que a cultura organizacional precisa fazer sentido e ser coerente para a empresa, refletindo no comportamento de líderes, diretores e colaboradores.
Por tudo isso, é fundamental que você entenda alguns aspectos da cultura organizacional, como sua importância, a forma de implantá-la ou melhorá-la, o papel do RH e dos líderes neste processo e muito mais. Para facilitar o entendimento, nós, da Metadados — empresa que desenvolve um completo Sistema para a gestão de Recursos Humanos —, produzimos este conteúdo contendo todas as ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!^^❤
A aculturação é o nome dado ao processo de troca entre culturas diferentes a partir de sua convivência, de forma que a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.