História, perguntado por khaykanthoany1pahw2a, 10 meses atrás

como a crise de 1929 afetou a Republica do "cafe com leite"

Soluções para a tarefa

Respondido por christian1215
2
Para entender a influência da crise de 1929 na economia brasileira, devemos lembrar que em 1929 os Estados Unidos eram os maiores compradores do café brasileiro. Com a quebra da Bolsa de Nova York, os EUA deixaram de comprar o único produto de peso brasileiro: o café. A dependência desse produto na economia brasileira era muito grande. Uma redução de investimento nessa área gerava o que podemos chamar de efeito multiplicador de desemprego. Veja: se o governo não ajudasse o café, não era somente o setor cafeeiro que entrava em crise, mas também todos os setores que direta ou indiretamente estavam ligados a ele, o que gerava mais desemprego, menos consumo, mais desemprego... e assim por diante (efeito multiplicador). 
Assim o governo teve uma solução para amenizar a crise: 
O governo decidiu comprar o excedente de café e queimar com um porém. Isso já havia sido feito em 1906 no Convênio de Taubaté, porém com empréstimos vindos do exterior. Com a crise no mundo a fora, era impossível conseguir empréstimo, o que fez o governo emitir dinheiro, comprar a produção e depois destruí-la salvando a economia. 
Além disso, podemos lembrar que com a redução da exportação, a capacidade de importação do Brasil também diminuiu, o que abriu condições para o processo de industrialização do Brasil, o que gerava uma nova diversificação na economia brasileira. 

Perguntas interessantes