como A coroa portuguesa dividiu o território para organizar sua exploração
Soluções para a tarefa
Resposta:
O governo português dividiu o território por meio do sistema de Capitanias Hereditárias, sendo cada capitania de responsabilidade de uma família nobre, que deveria fazer os investimentos adequados para que a região prosperasse.
Espero te ajudado :)
Resposta: Inicialmente em capitanias hereditárias, mas após o fracasso desse sistema, Dom João III adotou uma novo modelo político-administrativo, centralizando as capitanias e iniciando a nova metodologia para governar o Brasil, o Governo Geral.
Explicação:
Em aproximadamente 1530, entrou em declínio o comércio com as Índias, e as colônias portuguesas americanas passaram a ser ameaçadas por franceses que invadiam com frequência o território, aliando-se com nações indígenas inimigas de Portugal e causando problemas à Coroa. No intuito de minimizar essa adversidade, Portugal viu a necessidade de ampliar os esforços para colonizar essa região, caso contrário correria o risco de perder as terras.
A saída encontrada por Portugal foi extremamente simples: em vez de a Coroa financiar todo o processo de colonização do Brasil, dividiu os gastos com terceiros (donatários). Com isso, o rei português decidiu dividir o território em 15 lotes, que foram distribuídos em 14 capitanias diferentes, cuja administração ficou sob responsabilidade dos capitães-donatários.
Todavia, apenas 2 capitanias prosperaram. Os principais motivos para o fracasso foram: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.