COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA PODE ALTERAR UMA REGIÃO
Soluções para a tarefa
Resposta:
A situação das hidrelétricas no Pantanal, uma das regiões com maior biodiversidade do mundo e a segunda maior bacia hidrográfica brasileira, é exatamente essa.. A construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) está mudando a cara da região e colocando em risco diversos seres vivos.
Estudo realizado por pesquisadores da FAPESP já começa a apontar esse problema. De acordo com eles, a soma das 30 PHCs já existentes no Pantanal e das 87 planejadas pode colocar em risco a hidrologia da região e da conectividade dos rios, dificultando o processo migratório reprodutivo de peixes. Outro problema é a diminuição na quantidade de nutrientes carregada pelos rios desde sua nascente, o que empobrece a alimentação dos peixes.
Entre os peixes em risco estão o dourado, o curimbatá, a piraputanga, o pacu e a cachara.
Esse é um problema que já vem sendo discutido há certo tempo. Em matéria publicada em 2010 pelo jornal O Estado de São Paulo, questões como a ameaça à pesca, à agricultura familiar, à pecuária bovina e ao turismo pesqueiro a partir da construção das PHCs é enfocada.
Explicação:
Resposta:
Pode alterar em uma região as mudanças demográficas e hidrográficas decorrentes da criação de barragens e hidrelétricas afetam fortemente o ecossistema e a vida das pessoas que residem em seu entorno e dependem da pesca ou da agricultura para sobreviver.
O “progresso” e o desenvolvimento econômico acarretam uma série de impactos ambientais. Um deles é a sempre crescente demanda por energia, seja pela população das grandes cidades, pela indústria ou pelo comércio.
Explicação: