Filosofia, perguntado por kauanfideles10, 4 meses atrás

Como a consciência sobre a morte influencia o pensamento religioso?

Soluções para a tarefa

Respondido por NEDEEER
2

Resposta:

No catolicismo a morte é sempre relembrada, não só nas orações diárias, como na primeira ao acordar, que há agradecimento do fiel a Deus por ter sido conservado naquela noite, mas também nas meditações. A Igreja sempre exortou que os fiéis se preparassem para morte, isto é, uma boa morte sem pecados: "Em todas as tuas ações, em todos os teus pensamentos deverias comportar-te como se tivesse de morrer hoje. Se tua consciência estivesse tranquila, não terias muito medo da morte. Seria melhor evitar o pecado que fugir da morte. Se não estás preparado hoje, como o estarás amanhã?

Louvado sejais, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal, felizes aqueles que ela encontrar conforme a vossa santíssima vontade, pois a segunda morte não lhes fará mal" — Capítulo 1014 do CIC.

A morte não é malvista, tem sentido positivo:

"Para os que creem em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma: e, desfeita a morada deste exílio terrestre, adquirimos no céu uma habitação eterna" — Capítulo 1012 do CIC.

Ao ter consciência da mortalidade, o bom cristão age não para evitá-la, mas evitar o pecado; a possibilidade da morte repentina em pecado afeta, e muito, o seu comportamento.

Perguntas interessantes