Como a cola funciona?
Um dos principais fatores para uma substância conseguir se “pregar" em outra é o fenômeno de adsorção. Quando você espalha a cola, ela molha a superfície em que você a aplica. Muitas forças eletrostáticas fracas entre as moléculas da cola e as moléculas da superfície mantêm as duas coisas juntas. Essas forças atrativas são criadas a partir da criação de dipolos temporários nas moléculas. Não há ligação química entre a cola e a superfície na qual ela está aderindo, apenas um grande número de pequenas forças de atração.
(Adaptado) A interação intermolecular que mantém as moléculas da cola e as da superfície atraídas é do tipo:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Cada cola é projetada para criar fortes forças intermoleculares com um material específico. A grande parte dos materiais possuem poros nos quais a cola pode entrar e realizar sua função. Portanto, a atração intermolecular entre o ligante e as duas partes do material mantém toda a massa unida.
Durante a aplicação de uma cola que não seja específica, a força intermolecular pré-existentes entre as moléculas do material específico a ser trabalhado será maior do que a nova força de interação com as moléculas coloidais, e com isso, a cola não conseguirá criar uma força de adesão entre as moléculas.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás