Como a CLT contribuiu na politica populista do trabalhismo de getulio vargas
Soluções para a tarefa
O Governo de Getúlio Vargas foi marcado por gerar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), no ano de 1943. Trata-se de normas criadas com o intuito de proteger o trabalhador e criar uma série de direitos como:
- jornada de trabalho definida,
- férias anuais remuneradas,
- regulação do trabalho de crianças e mulheres,
- definição do salário e da carteira de trabalho para
- direito a previdência após a aposentadoria mediante contribuição do salário durante o tempo trabalhado.
Bons estudos!
Resposta:
Na época se formaram dois grupos opostos:- o AIB (Ação Integralista Brasileira) inspirada no fascismo italiano tinha como lema “Deus, Pátria e Família e o ANL (Aliança Nacional Libertadora) de orientação socialista. Tudo isso era reflexo do contexto internacional (ascensão do fascismo na Itália, do nazismo na Alemanha e do comunismo na União Soviética). Aprovando a constituição de 1934 Getúlio assume e terminaria o mandato em 1938, porém, em setembro de 1937 o serviço secreto do exército informou ter descoberto um suposto plano comunista para destruir a democracia no Brasil, chamado de plano cohen que depois se revelou ser uma farsa forjada pelo governo com o apoio dos integrantes do AIB, e em 10/09/1937 Getúlio fechou o congresso e entra uma nova constituição cancelando a de 1934. Inicia-se o Estado Novo que durou até 1945, Getúlio inseriu a constituição apelidada de POLACA modelo da Polônia com pleno poder ao presidente, onde entrou a censura da imprensa, jornais e revistas. O governo criou até mesmo um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) onde controlava tudo. Getúlio aproveitando do sucesso das rádios, inseriu na época a “Hora do Brasil” hoje conhecida como “A voz do Brasil” que transmitia diariamente pronunciamento do governo em todas as rádios. A grande jogada foi que Getúlio com controle da imprensa, apresentava ao povo a CLT como concessão, bondade do presidente e não como conquista e pressão dos movimentos dos trabalhadores.
Explicação :- A grande jogada foi que Getúlio com controle da imprensa, apresentava ao povo a CLT como concessão, bondade do presidente e não como conquista e pressão dos movimentos dos trabalhadores.