História, perguntado por Melissa9626, 1 ano atrás

como a burguesia reassumiu o poder e quais seus interesses?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucassantosbarros
2
 À medida que características capitalistas foram surgindo nas relações de produção feudal, a burguesia passou a experimentar cada vez maior expressão e a aspirar o poder com maior objetividade, no intuito de assegurar que todo o aparato de coerção estatal fosse colocado a serviço dos interesses do capitalismo e de enfraquecer os senhores feudais, a quem os burgueses consideravam ociosos parasitas do poder. Já no século XVI, a Reforma Protestante e a Guerra dos Camponeses na Alemanha abriam caminho para uma revolução burguesa. Os primeiros eventos relevantes que confirmaram a transferência do poder das mãos dos latifundiários feudais para a burguesia tiveram lugar nos Países Baixos no seu enfrentamento ao Império espanhol. 

Um papel particularmente importante na ascenção da burguesia foi desempenhado pela revolução que ocorreu na Inglaterra em meados do século XVII, quando o crescente poder da burguesia encontrou na aliança com setores da nobreza e na limitação do poder dos monarcas a melhor forma de acomodar seus interesses. Foi na Inglaterra onde a sociedade capitalista surgiu pela primeira vez, antes de se tornar um fenômeno mundial. A Revolução Burguesa Inglesa foi de grande importância para o surgimento do Capitalismo. 

Um exemplo bastante emblemático da trajetória da burguesia para o poder é o da França, onde desde o final da Idade Média, a burguesia , com o propósito de enfraquecer a nobreza, passou a apoiar os monarcas. Aconteceu, entretanto, que uma vez fortalecidos os reis encontraram o caminho livre para o estabelecimentos do absolutismo, o que retardou até a Revolução Francesa, o surgimento de uma nova e definitiva oportunidade para a burguesia ter um papel preponderante na cena política.



Melissa9626: brigada
lucassantosbarros: denada
Perguntas interessantes