Como a atividade de vulcões atua na poluição do ar?
Soluções para a tarefa
Os gases vulcânicos são constituídos por uma mistura de diferentes gases, dominada pelo vapor de água e o dióxido de carbono, mas contendo dióxido de enxofre, monóxido de carbono, sulfureto de hidrogénio, cloreto de hidrogénio e hidrogénio molecular em quantidades importantes. Para além dos compostos de enxofre e halógenos atrás apontados, o hélio também está presente. O vapor de água é o gás vulcânico mais comum, constituindo normalmente mais de 60% em volume das emissões. O vapor de água emanado pelos vulcões corresponde geralmente a água de origem meteórica, mas em alguns casos, a água de origem magmática pode constituir mais de 50% do vapor emitido por um vulcão. Outro gás abundante é o dióxido de carbono, que pode representar de 10 a 40% das emissões.
Resposta:
Além das cinzas, vapor d’água e outros materiais, as erupções vulcânicas liberam toneladas de substâncias tóxicas na atmosfera, dentre elas o ácido clorídrico (HCl) e o dióxido de enxofre (SO2), que podem percorrer grandes distâncias através da circulação atmosférica. [...]
As cinzas e os gases expelidos pelas erupções vulcânicas levam algum tempo para se dissiparem. As partículas que compõem as cinzas se depositam no solo — dependendo das condições climáticas, isso pode ocorrer a centenas de quilômetros do local da erupção. Já os gases resultantes das erupções podem reagir com outros elementos químicos presentes na atmosfera, ocasionando até mesmo as chuvas ácidas.
Se quiser a resposta mais completa visite esse site :3 Espero ter ajudado.
http://projetomeioambientepp.blogspot.com/2010/05/geografia-erupcoes-vulcanicas-poluicao.html
Explicação: