Como a arte chinesa chegaram ao Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar de grande distância geográfica existente entre a China e o Brasil, os contatos entre os dois povos já vêm com uma longa tradição. A partir do início do Século 19, agricultores chineses de chá já atravessaram os vastos oceanos e chegaram ao Brasil. Eles estabeleceram uma sólida amizade com o povo local marcando o início dos contatos amistosos entre os dois povos.
Sobre a influência da China para o Brasil, o Ministro da Cultural do Brasil, Gilberto Gil disse na palestra no Núcleo da Cultura Brasileira na Universidade de Pequim: Trata-se de uma presença sutil, sofisticada, que vem construindo bases profundas de sustentação para as convergências entre o Brasil e a China no presente, permitindo-nos antever o povo brasileiro e povo chinês percorrendo largos caminhos comuns no futuro. Não é só pela extensão territorial que os dois países convergem. O Brasil tem um grande poder de absorção cultural e sempre houve no Brasil algo de oriental contrastando com suas características ocidentais.
As palavras do Ministro Gil refletem bem a realidade. Não é difícil notar os elementos culturais da China em diversos aspectos da cultura brasileira e na vida dos brasileiros.
Na arquitetura brasileira, a influência chinesa se revela de várias maneiras. Segundo o estudo do professor José Roberto Teixeira Leite, a influência chinesa existe tanto no desenho ornamental como no estilo exterior de algumas construções. Algumas construções são "edificadas sobre plataformas de pedra, técnica comum na China desde tempos imemorais".
A igreja Nossa Senhora do Ó de Sabará, construída em 1717, uma das mais representativas do barroco mineiro, possui influência chinesa em sua arquiterura externa e na decoração interna
Na Catedral Nossa Senhora da Assunção da Sé de Mariana se pode ver a cadeira dos cônegos de 1762 com pinturas de influência chinesa do século XVIII em seus encostos.
Na medicina, a acupuntura, técnica praticada há mais de quatro mil anos na China, é cada vez mais aceita e utilizada no Brasil para tratar doenças diversas e vem se expandindo como prática alternativa ou medicina complementar, não só nas clínicas particulares mas também em serviços públicos de saúde. Em algumas universidades brasileiras se ministram cursos superiores de acupuntura, em nível de Pós-Graduação, para profissionais de saúde. Isso sem falar da arte maricial Tai Chi Chuan que já virou uma moda no Brasil. Hoje em dia a prática do Tai Chi Chuan é muito comum, pode ser encontrada em academias, centros de terapias chinesas, e alguns professores também costumam dar aulas ao ar livre. No início de 2007, a manifestação cultural popular de Tai Chi Chuan na Praça da Harmonia Universal na Asa Norte de Brasília, praticada há mais de 30 anos, sob a orientação do Mestre Woo foi declarada patrimônio cultural de Brasília e incluída no calendário de eventos oficiais do Distrito Federal.
Cada vez mais brasileiros começam a se apaixonar pela cultura chinesa. A celebração do Ano Novo Chinês na Praça da Liberdade em São Paulo já se tornou um evento cultural importante e entrou no calendário oficial da cidade de São Paulo. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas--entre eles muitos brasileiros-- participam do evento que inclui atrações musicais, exposições de arte, apresentações de artes marciais e dança, além de festivais gastronómicos.
Por sua vez, o Brasil era praticamente desconhecido na China até há poucas décadas.
Explicação: