Artes, perguntado por gleicy19safada, 10 meses atrás

Como a arquitetura barroca se desenvolveu em Salvador?

Soluções para a tarefa

Respondido por georulli0
0

Resposta:

Fundada em 1549, Salvador foi erguida sobre uma colina, repetindo a tradição portuguesa de implantação de cidades. Sendo a primeira capital do Brasil, absorvia duas funções: a de porto de apoio às rotas do Oriente e a de grande centro de exportação de açúcar.

A partir dessas necessidades, surgiu uma cidade dividida em dois níveis. Acima, no alto da colina, estabeleceu-se a Cidade Alta, contando com as igrejas, os edifícios públicos e os grandes sobrados dos senhores de engenho e exportadores. Abaixo, na faixa litorânea, estendeu-se a Cidade Baixa onde se situavam os casarios mais simples.

Salvador foi escolhida como sede do governo devido à sua excelente localização geográfica e estratégica posição econômica, tornando-se principal porto de carga e descarga de mercadorias do Nordeste.

A cidade, até 1763 foi caracterizada pela concentração da fidalguia portuguesa, do alto clero e dos magistrados que administravam a Colônia. Os lucros do açúcar incentivaram a construção de uns poucos edifícios oficiais e religiosos, e luxuosas residências. Essas, em forma de sobrados geminados de três ou quatro pavimentos, começaram a ser erguidas no século XVII.

Os casarios com arquitetura mais rebuscada foram constituídos de sobrados que desembocavam na praia, ou Cidade Baixa. Sete calçadas levavam até a Cidade Alta. Nesta parte da cidade foram erguidos vários edifícios nobres, conventos e igrejas bastante ricas. Existiam três praças: a Praça Nova da Piedade, onde os regimentos faziam exercícios militares, a Praça do Palácio, em torno da qual se concentrava a residência de governadores, a Casa da Moeda, a Câmara, a Cadeia, o Paço da Relação, o corpo da Guarda Principal, casas particulares e seis ruas que se comunicavam com toda a cidade. A terceira praça era a do Terreiro de Jesus, cercada pelo colégio e pela igreja dos jesuítas, a igreja da Ordem Terceira de São Domingos, a igreja da Irmandade dos Clérigos de São Pedro e várias casas ao longo das sete ruas que aí desembocavam.


gleicy19pereira: me dei uma resposta mas resumida
gleicy19pereira: como ela se desenvolveu
Perguntas interessantes