Biologia, perguntado por oliveiraleticia22, 1 ano atrás

Como a anatomia comparada pode ser uma evidência da evolução ?

Soluções para a tarefa

Respondido por YCollins
9
Os estudos de anatomia comparada mostram a existência de semelhanças internas entre os seres de espécies diferentes, resultantes da irradiação adaptativa. A semelhança é explicada pela existência de um ancestral em comum.
Respondido por falarodrigo
4
Estimada,

A anatomia, bem como o desenvolvimento do embrião, é resultado do processo evolutivo. De uma única célula, o zigoto (formado pela união do espermatozoide e do óvulo), após sucessivas divisões, gera todas as células e diferentes tecidos do recém-nascido, formando o bebê.

Nesse sentido, uma mesma espécie, em locais diferentes (portanto, submetida a condições distintas) podem resultar em mudanças anatômicas bem particulares de cada uma, ao longo de centenas, milhares ou mesmo milhões de gerações.

A evolução se constitui em uma característica constante na vida, seja ela animal, vegetal, dentre outros reinos.

Neste sentido, a anatomia comparada pode ser uma evidência da evolução na medida em que demonstra a semelhança entre estruturas de diferentes espécies, apresentando evidências de similaridades mesmo entre animais tão diferente, sugerindo que isso se deva por meio de um antepassado comum ao longo da história evolutiva desses seres.


Bons estudos!
Perguntas interessantes