Geografia, perguntado por brunaxavier2, 1 ano atrás

como a água subterrânea se distribui no subsolo queria tipo um resumo disso

Soluções para a tarefa

Respondido por TiagoFerreiraCarva
16
A água subterrânea se distribui em zonas no subsolo e são elas Zonas de Aeração : a água ocorre na forma películas aderidas ao grão do solo e divide - se em : Zona de umidade do solo : parte mais superficial , perda de água para a atmosfera e intensa ( baixa umidade ) , Zona intermediaria : Franja de capilaridade : região mais proxima ao nivel d'água ao lençol freático , alta umidade e a zona de saturação : região abaixo do lençol freático onde os poros ou fraturas das rochas estão totalmente preenchidos por água . *Importante = a zona saturada nela se encontra o nível freático onde se concentra boa parte da água subterrânea .
E por ultimo vem os Aquíferos : corpos rochosos de armazenar e transmitir as águas subterrâneas . * A Taxa de infiltração da água no solo depende da : porosidade , cobertura vegetal , inclinação ao terreno e tipo de chuva . água que se infiltra no solo é submetida a duas forças fundamentais : Gravidade e Adesão . Espero ter ajudado , Boa noite ! :) 

brunaxavier2: obrigado mesmo ajudou muito me livrou da prova de amanhã rs.
TiagoFerreiraCarva: Rsrsrs , Boa Prova ! ;)
brunaxavier2: obrigado :3
Respondido por MatheusFC2467
9
Águas subterrâneas são águas que se infiltram no solo e penetram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em um reservatório de água subterrâneas (aquíferos), suscetíveis de extração e utilização. Parte da chuva infiltra-se no solo quando ocorre a precipitação, preenchendo assim os espaços porosos, as fissuras e as fraturas das rochas. Essa água irá atravessar determinado meio até encontrar uma camada de rochas impermeável, formando o lençol freático. Os espaços permeáveis e as fissuras indicam a porosidade, capacidade variável de armazenamento de água que as rochas apresentam. A permeabilidade é a propriedade de permitir a circulação da água. É mais elevada quanto maiores foram os poros ou fissuras comunicáveis entre si, sendo praticamente nula em rochas de poros finos.
Perguntas interessantes