Ed. Física, perguntado por amariaviana01, 9 meses atrás

como a adolescência é uma fase de experimentação e descoberta a maioria dos adolescentes faz o uso de tabaco para quê​

Soluções para a tarefa

Respondido por pereirateixeiraricha
2

O estímulo à realização de pesquisas que enfoquem esta área temática - a prevenção da iniciação ao consumo de drogas - é fundamental para a adoção de políticas públicas que promovam ações inclusivas, educativas e de orientação preventiva quanto aos comportamentos de risco, aos quais são suscetíveis os adolescentes, especialmente aqueles no segmento de baixa renda.

Nesse sentido, o artigo de Machado Neto et al.(6) merece o destaque especial desta edição do Jornal Brasileiro de Pneumologia por abordar, de forma sistematizada, uma questão de grande relevância - os caminhos que levam à dependência à nicotina - e, com sabedoria, nos aponta que o álcool precisa ser considerado, pois tem um papel destacado nessa iniciação. O consumo de álcool está muito associado ao do tabaco, sendo um o precursor do outro, e, muitas vezes, seus usuários ensaiam os primeiros passos para a iniciação ao uso de outras drogas.

Em 2009, uma pesquisa nacional de saúde escolar revelou dados alarmantes sobre o consumo de bebidas alcoólicas: 27,3% dos escolares as haviam consumido nos últimos 30 dias, e 71,4% as experimentaram alguma vez na vida.(11) As formas mais comuns para obter as bebidas foram em festas (36,6%); em mercados, lojas, supermercados ou bares (19,3%); com amigos (15,8%); e na própria casa (12,6%). Cabe ainda ressaltar que 22,1% dos escolares responderam que já haviam se embriagado. Os resultados dessa pesquisa, quanto ao uso de tabaco, mostraram que 24,2% dos escolares experimentaram o cigarro alguma vez na vida e que 6,3% haviam fumado nos últimos 30 dias. Cerca de um terço tinha pelo menos um dos pais fumantes, sendo a maior taxa em Porto Alegre (39,8%) e a menor em Salvador (22,6%).(11)

Perguntas interessantes