Common Law (Direito Comum) é o nome pelo qual ficou conhecido o sistema jurídico que surgiu na Inglaterra na Idade Média. O termo designava o Direito que era vigente no país por força dos hábitos e dos costumes locais. O sistema legal da Civil Law (Direito Civil), por sua vez, pode ser definido como aquele que é derivado de uma combinação dos antigos institutos jurídicos de Direito Romano.
Os sistemas da Common Law e da Civil Law são as duas tradições jurídicas mais influentes do mundo. A maior parte das pessoas do mundo vive em países que adotaram um desses dois sistemas – ou uma variação ou então a mistura deles.
Agora, faça uma pesquisa para esclarecer os seguintes questionamentos:
a) Qual desses dois grandes sistemas jurídicos é o maior, ou seja, tem um número maior de países que o adotaram?
b) Em quais regiões do mundo o sistema da Civil Law é mais popular e vice-versa?
c) Existem outros sistemas jurídicos em vigor, no mundo contemporâneo, além da Civil Law e da Common Law? Quais? Em quais lugares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) common law, sistema predominante nos países do mundo.
B) No texto de hoje, explico para você o que é o common law, sistema predominante nos países de língua inglesa, como Inglaterra e EUA. Além disso, falo das principais diferenças para o civil law. Este é conhecido no Brasil e na America Latina como Direito Romano-Germânico, o sistema em vigor em nosso país.
C) Não
Explicação:
Resposta:
Resposta Padrão
Explicação:
Pela pesquisa realizada, foi possível concluir que, embora ambos os sistemas sejam amplamente difundidos ao redor do mundo, existe uma grande predominância geográfica da Civil Law sobre a Common Law.
A Common Law é dominante na América do Norte, no Reino Unido e na Oceania, sobretudo em territórios outrora pertencentes ao Império Britânico, enquanto que a Civil Law é dominante na América Latina, na Europa Continental e na Ásia.
A Civil Law é o modelo adotado por dezenas de países em diferentes continentes, enquanto que a Common Law é restrita a um número bem menor de nações. Apesar da preponderância dos sistemas da Civil Law e da Common Law, estas não são as únicas tradições jurídicas vigentes no mundo contemporâneo. É possível apontar, também, a Sharia islâmica, um sistema de matriz religiosa e que hoje opera de forma dominante no Oriente Médio e no norte do continente africano.