História, perguntado por perolamaria19, 11 meses atrás

Cometem sobre a história do Negro no Brasil


ssandla: Poderia especificar o período? São 500 anos de História, então o que vc precisa mais exatamente?
perolamaria19: Do começo do século ate atualmente...por favor ^^

Soluções para a tarefa

Respondido por mariachaves14
3

Explicação:

Os negros foram trazidos principalmente da África ao Brasil a muitas década atrás pelos português, vinham de navio sem a menor condição sobrevivência, muitos deles não suportavam a viagem, eram milhares de crianças, adultos, homens e mulheres, grávidas que quando chegavam aqui, eram vendidos como objetos para os senhores e eram obrigados a trabalhar em condições desumanas, apanhavam muitas vezes até a morte se "desobedecessem" seus senhores, trabalhavam nas lavouras de café, canaviais, nas casas dos senhores de engenho, etc. foram libertos da escravidão, pela Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em em 13 de maio de 1888, Mas até os dias de hoje os negros no Brasil, infelismente sofrem com o preconceito pela cor de sua pele.

Respondido por ssandla
1

Resposta:

Negros após a Lei Áurea. 13/05/1888 com poucas condições sociais de igualdade.

Explicação:

A Lei assinada pela princesa Isabel colocou fim a escravidão, mas manteve o africano e seus descendentes marginalizados. Ninguém recebeu nenhuma indenização ou espaço social. Vários foram expulsos pelos seus antigos senhores que optaram pelos imigrantes europeus (italianos e alemães), porque queriam "branquear" o Brasil.

Outros negros mesmo livres continuaram na mesma condição de vida (ou sub vida) por não ter onde ir ou como sobreviver por si.

A marginalização (pessoas à margem da sociedade) ampliou e com isso o aumento do preconceito e racismo de brancos ou não negros , contra os afrodescendentes.

O dia da Consciência Negra (20/11) serve como marco para refletir essa condição ou falta de condição que a população (em sua composição de vários afrodescendentes) sofrem. Num mapeamento de riqueza (dados IBGE ou ONGS) temos , em 2017 , 10% de ricos na população e destes menos de 1% são negros, tal indicador mostra como o acesso a igualdade ou equidade está longe da realidade. As cadeias são super-lotadas e na composição étnica o número de negros/pardos é superior e o inverso na formação superior (veja quantos médicos negros você conhece?).

Enfim, existe uma herança histórica de mazelas cheia de preconceitos, racismo, maus tratos e todo tipo de violência, porquê alguns julgam e agem pela cor da pele (se dizem supremacistas brancos ou agem como).

Perguntas interessantes