Comente.
Você já pensou que pode existir uma ética na alimentação? Que talvez o que está a nossa disposição nas prateleiras dos supermercados esteja levando nosso planeta a sofrer danos irreparáveis?
32 pontos pra melhor resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alimentação humana já não é mais questão de sobrevivência (para a grande maioria de nós), mas sim questão de prazer e de saúde. Porém, uma outra questão pode ser levantada a respeito dos alimentos que compramos nos supermercados. Como eles chegaram até lá?
Certos alimentos são produzidos a custo de muitos recursos naturais, ou mesmo são transportados a longas distâncias. O transporte de alimentos dos mais variados tipos causa danos ao meio ambiente. A forma como criamos, plantamos e produzimos alimentos também deixa marcas no meio ambiente. Se adicionássemos essa preocupação além de prazer e saúde humana, talvez tivéssemos dificuldade de saber o que podemos ou não comprar.
Afinal, muitas coisas não são produzidas localmente. E mesmo que sejam, uma fazenda de criação de gado ou um plantio de monocultura (por exemplo soja, trigo, etc) em extensões de terra traz danos ao solo, ao ar e ao meio ambiente. Esses danos podem não mais estar sendo compensados.
Isso sem falar no processamento industrial da maioria de alimentos hoje em dia. Indústrias poluem de diversas formas o meio ambiente e fazem uso de redes de energia, e a produção de energia em si está ligada a todas as etapas da produção e comercialização de alimento. Essa energia é em grande parte não limpa, e pode estar causando dano ao meio ambiente também.
Como poderíamos mudar a natureza humana (de satisfazer seus desejos), para evoluir como sociedade para um consumo de fato sustentável de alimentos. Como lutar contra a gula e a busca dos prazeres do mundo que os seres humanos conquistaram depois de tantos séculos de fome?
Explicação: