História, perguntado por maryana777, 4 meses atrás

comente um pouco sobre o crescimento e movimento populacional da época do feudalismo.
PFVRRRRR, ME AJUDEMMMMMMMM :/​

Soluções para a tarefa

Respondido por edercesarcarv
1

Resposta: Em um mundo ruralizado, no qual a exploração da terra era a principal forma de sobrevivência, a concentração populacional dava-se nos feudos,  terras dos nobres oriundas da riqueza familiar ou da relação de fidelidade com o rei.

No feudo incluíam-se o castelo, terras e instalações, e a floresta, da qual se retirava a lenha e caçava-se animais, por exemplo. Nesse período dois locais comuns, além dos citados, eram: as aldeias (formadas ao longo da Alta Idade Média) e a Igreja.

O camponês estabelecido no feudo tinha uma relação de servidão com o senhor feudal e não poderia abandonar a terra. A posição do senhor feudal era hereditária, portanto, transmitida aos filhos, e o camponês tinha de ressarci-lo pelo direito de usar a terra e as instalações nela. O direito do senhor feudal de possuir e explorar a terra e de cobrar os impostos dos camponeses instalados lá era oriundo da relação de vassalagem que ele tinha com o rei.

A Baixa Idade Média, por sua vez, passou a presenciar significativas mudanças sociais, sobretudo a partir do século XII, quando a população urbana começou a crescer. Gradativamente, as cidades voltaram-se contra o processo de feudalização e geraram a possibilidade de surgimento de novos grupos sociais, como a burguesia.

Esse foi um período de grandes mudanças, e essas transformações foram responsáveis por abrirem o caminho para o fim do período medievo. A Baixa Idade Média foi uma época de crescimento urbano e comercial, de consolidação do poder dos reis, de formação de Estados Nacionais, de surgimento de línguas nacionais etc.

Explicação:


maryana777: oq foram as expedições militares?
Perguntas interessantes