História, perguntado por 2019euteamo, 5 meses atrás

Comente sobre os motivos que levaram ao suicídio do presidente Vargas e como isso impactou na política após a sua morte?

Soluções para a tarefa

Respondido por calebehra
1

Resposta:

Em 1950 Getúlio Vargas retorna à presidência da República através da aprovação pelo voto direto. Diferentemente dos quinze anos que já ocupara a cadeira de presidente, desta vez chegava ali de forma democrática e em um cenário completamente novo do encarado durante o Estado Novo. O Brasil era uma democracia e com ela vinham todos os trâmites e disputas políticas próprias do sistema.

O Congresso Nacional não era composto exclusivamente por aliados de Vargas, tendo em suas bancadas aqueles políticos que formavam uma oposição aos ideais nacionalistas do Presidente.

Explicação:

Ações de Vargas como, por exemplo, a criação da Petrobras em 1953 com a campanha “O Petróleo é nosso” desagradou profundamente uma parcela importante do empresariado brasileiro, pois a ideia de uma empresa completamente Estatal não condizia com os rumos que esse setor pensava para a economia brasileira. Diante disso a oposição no Congresso se intensifica. Outra medida considerada populista pela oposição foi o aumento do salário mínimo em 100%, claramente também desagradou o setor empresarial.

Entre os opositores destaca-se a oposição da UDN (União Democrática Nacional), principalmente na figura de Carlos Lacerda, jornalista e político de grande influência, era a principal força contrária ao governo de Vargas. O posicionamento de Carlos Lacerda nos jornais buscava desestabilizar o governo com uma intensa ação.

Perguntas interessantes