História, perguntado por elipa18, 11 meses atrás

comente sobre os fatores que contribuiram para gerar a primeira guerra mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por pakermarvel
1
nacionalismo exagerado, a morte de Francisco Ferdinando da Áustria Hungria e revanchismo francês
Respondido por rycardanascimenttto
1

Itália e Alemanha se unificam na segunda metade do século 19 e mudam a organização geopolítica da Europa, entrando no jogo dos países imperialistas.  

 Depois da unificação, sofrem um processo incessante de industrialização e começam uma busca por colônias. Essas colônias, no entanto, já eram dominadas pela França e pela Inglaterra. Têm início vários conflitos imperialistas.

 Esses conflitos, aliados a outros fatores, levam à criação de um clima pré-guerra na Europa. Os Estados começam a se armar, para se prevenir. O estopim para a guerra é o atentado em Sarajevo que mata o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.

- No final do século do século XIX e começo do XX, as nações européias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região;

- A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo);

- A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.


Perguntas interessantes