ENEM, perguntado por claudiotheg5360, 1 ano atrás

comente sobre os antecedentes dos processos de unificação pautando-se nos desdobramentos da revolução industial,francesa é a guerra do franco prussiana

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
3
A Revolução Francesa, que em 1789 acaba cedendo à forma política do novo sistema que se abre antes da consolidação da burguesia como a classe social dominante.
A Revolução Industrial é considerada a transformação mais importante na história da humanidade desde a aparência da escrita, pois é considerada como um ponto de referência para a civilização moderna. A Inglaterra rapidamente reconciliou as tensões entre a nobreza e a burguesia nascente. Era o precursor do estabelecimento de uma monarquia parlamentar, e assim, a coexistência do setor aristocrático com a burguesia, no Parlamento, facilitaria a transformação produtiva.
O lento crescimento da industrialização francesa deveu-se a vários fatores:

- Falta de matérias primas.

 - Existência de uma grande classe de camponeses com direitos absolutos sobre a terra (em 1799, o solar foi abolido e os camponeses conseguiram se apropriar da terra. ) .

- Crescimento demográfico lento: a França sempre foi um país de baixa taxa de natalidade.

 Todos esses fatores fizeram com que o processo de industrialização na França não gerasse tanta tensão social. Foi uma revolução muito pouco política. 

Logo em julho de 1870 surge a guerra franco-prussiana ou a guerra franco-alemã, que   foi um conflito entre a França e o Reino da Prússia no final do século XIX.

Durante o conflito, a Prússia recebeu o apoio da Confederação da Alemanha do Norte, da qual era membro e dos estados de Baden, Württemberg e Baviera.

A vitória incontestável dos alemães marcou o último capítulo da unificação alemã sob o reinado de William I da Prússia.
Também marcou a queda de Napoleão III e o sistema monárquico na França, como o fim do Segundo Império Francês e sua substituição pela Terceira República Francesa.

Também como resultado da guerra, a França teve que ceder os territórios da Alsácia e da Lorena que foram anexados à Prússia, embora estes territórios só permaneciam unidos na Alemanha até o fim da Primeira Guerra Mundial quando foram reincorporados à França de acordo com o Tratado de Versalhes.

A Guerra Franco-Prussiana estava permeada pela atmosfera do Nacionalismo, ideologia política que levou à formação dos grandes impérios do século XIX, como o inglês, o francês, o italiano, o alemão, o japonês e o americano.

Entre as suas causas podem ser destacadas:
- Uma das razões é que depois de derrotar a Austrália nas guerras de sete semanas (1866), a Prússia procura a unificação geral da Alemanha.
- A França, por sua vez, teve intenções de se unir com o Luxemburgo e outros territórios, mas não tinha força militar suficiente para derrotar a Prússia.
-Outro ponto é que o governo de Napoleão III não desaprovou a idéia de lançar uma aventura de guerra com a Prússia, uma vez que consideravam as demandas das reformas políticas no segundo século autocrático porque acreditavam que, ao ter uma guerra, sua nação se unisse .


A unificação alemã alterou completamente as estruturas de poder existentes na Europa. A Alemanha transformou-se na nação hegemônica do continente europeu, e o desfecho da Guerra Franco-Prussiana amargou as relações entre as duas nações. Por todo esse continente, espalhou-se uma tensão que, décadas depois, desembocaria no início da Primeira Guerra Mundial.

Em 1873, houve uma crise de capitalismo que prejudicava, sobretudo, os pequenos empresários. Na França, a indústria agroalimentar se consolidou, que hoje continua sendo uma das mais importantes do mundo.
Perguntas interessantes