ENEM, perguntado por maribelmiro54, 6 meses atrás

Comente sobre o uso das palavras nas tradições religiosas.


Soluções para a tarefa

Respondido por elias201930720188158
0

Resposta: É só para comentar?

Resposta:

Amém

Termo em hebraico ámén significa “assim seja!”. Tendo o mesmo sentido em grego, escreve-se amén e em latim amen. Exprime concordância na religião, significa “assim é”, “concordo”, “assim seja”. Nome masculino que exprime concordância, assentimento, anuência, aprovação, consentimento. Embora seja raramente usado nesse sentido, também significa insignificância.

Batismo

Do grego, baptismós, significa imersão, batismo. No latim eclesiástico, é baptismu. Iniciação em que se mergulha alguém em água, a fim de fazer o batismo, que é um ritual de purificação.

Na religião, nomeadamente no catolicismo, o batismo é o sacramento que consiste na ablução, imersão, aspersão com água. Ato ou efeito de dar o nome a uma pessoa, animal ou coisa. É frequente fazer um batismo de forma a integrar uma religião, um partido ou um grupo.

No sentido figurado, está associado a qualquer nova experiência ou uma prova difícil que seja necessário superar, por exemplo, a primeira viagem de avião.

Beatificação

Do latim beatificatiõne. Nome feminino, sendo o ato ou efeito de beatificar. É a decisão pela parte do Papa pela qual é permitido que se preste, sob determinadas condições, culto público a uma pessoa, depois da morte desta, e que é formal se a decisão for precedida de um processo canónico ou equipolente (que tem o mesmo poder que outro, que é equivalente) se se trata apenas de reconhecimento de um culto tradicional. Ato solene em que se torna pública essa decisão.

Budismo

Termo que vem de Buda + ismo ou do francês bouddhisme. Enquanto religião, é o sistema filosófico e religioso fundado na Índia por Siddarta Gautama (563 a.C. – 483 a.C.). O Buda que atribui um papel central ao conceito do karma e que se baseia na noção de que toda a existência é sofrimento para definir como objetivo central de cada vida humana a obtenção do nirvana, o estado de libertação suprema.

Catequese

Termo que vem do grego katékhesis, isto é, ato de instruir de viva voz. No latim, o termo é catechêse. Ensino da doutrina da Igreja, realizado em regime escolar próprio. No sentido figurado, pode ser interpretado como doutrinação ou ensino.

Católico

Do grego Katholikós, “universal”, e do latim, catholicu. Religião que professa o catolicismo, que é universal. No sentido popular e figurado, é termo que se refere a alguém que está bom de saúde, bem-disposto, que funciona bem. O que segue a religião que tem como chefe o papa.

Deus

Assim, com maiúscula, na filosofia, refere-se ao princípio de todos os seres e origem e garantia de tudo o que de excelente existe no mundo. Na religião, existem interpretações naturalmente distintas.

Numa visão monoteísta, é o ser único e absoluto, sendo eterno, necessário, insubstituível, infinitamente perfeito, o criador de todos os universos e de todos os seres. Na interpretação de uma religião politeísta, é um termo referente a um ser superior, apresentando um poder sobre os humanos e ao qual todos os seres prestam veneração.

Assim, num sentido meramente figurado, pode também ser um termo usado para uma pessoa pela qual se demonstra uma extrema dedicação. Algo ou alguém que é objeto de total adoração e pelo qual se sacrifica tudo.

Devoto

Do latim devõtu, particípio passado de devovere, que é dedicar ou consagrar. Devoto é aquele que tem devoção, que é religioso. Aquele que inspira devoção, que é objeto de culto especial. Aquele que é dedicado, religioso, que tem devoção, que é admirador, amigo dedicado. Tem como sinónimos religioso, crente e pio. Tem como antónimos termos como cético, ateísta, incrédulo, descrente.

Explicação: Só essas palavras que eu conheço


maribelmiro54: sim
Respondido por m1a2r3i4a5l6u7i8z9a0
0

Resposta:

A diversidade cultural inclui modos diferentes de ver o mundo, de significar a vida e de formar comunidade. Pode ser analisada sob o viés antropológico, em função da própria condição humana, que varia conforme o meio geográfico onde se encontra. O habitante do deserto, por exemplo, adquire características diferentes das de quem vive em terra fértil. Cada povo se adapta à sua realidade, e essa construção em múltiplas dimensões chama-se cultura e, por sua vez, encerra a religião.

Explicação:

Prontinho, espero ter te ajudado! Bons estudos

Perguntas interessantes