Comente sobre o equilíbrio químico na produção de amônia e no refrigerante!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O princípio de Le Chatelier diz que quando é causada alguma forma de perturbação em um sistema químico, o seu equilíbrio se desloca no sentido de reduzir essas perturbações.
Quando bebemos o refrigerante várias alterações são feitas nesse sistema, deslocando equilíbrio químico de diversas formas.
Por exemplo, no nosso estômago existe o suco gástrico que é formado principalmente pelo ácido clorídrico (HCl). Esse ácido, como todos os outros, é caracterizado pela presença de íons H+ ou H3O+ em meio aquoso. Portanto, a presença do ácido no estômago aumenta a concentração de H3O+ no equilíbrio descrito e, consequentemente, desloca o equilíbrio do refrigerante no sentido da reação inversa, para o lado esquerdo da equação química. Isso significa que haverá mais formação de gás carbônico.
Esse é um dos fatores que causam a chamada eructação (arroto) depois que tomamos bebidas com gás.
Outros fatores que também provocam isso são a diminuição da pressão e o aumento da temperatura. Quando o refrigerante é fabricado, o gás carbônico se solubiliza no líquido por meio de duas condições: pressões elevadíssimas e baixas temperaturas. Nessas condições o gás se torna líquido e é engarrafado. É por isso que o refrigerante já sai gelado das fábricas.
Mas quando ele chega ao nosso estômago a temperatura está bem maior e a pressão está menor. Veja como isso afeta o equilíbrio:
Diminuição da pressão:
Quando a pressão de um sistema gasoso diminui, provoca a expansão do volume dos gases e o equilíbrio se desloca para o lado de maior volume (maior número de mol). Veja que no equilíbrio que estamos considerando, o volume gasoso é maior do lado esquerdo (dos reagentes), pois é o único lado que contém 1 mol de gás carbônico.
Desse modo, a diminuição da pressão desloca esse equilíbrio para o sentido da reação inversa, aumentando a quantidade de CO2 no sistema.
Aumento da temperatura:
Visto que a solubilidade de CO2 em água diminui conforme o aumento da temperatura, quando chega em nosso estômago, cuja temperatura é de cerca de 36 ºC, esse gás é liberado. Assim, como nos casos anteriores, a reação inversa também é favorecida. A sensação de frescor que sentimos ao tomar um refrigerante resulta da expansão do dióxido de carbono, que é um processo endotérmico, isto é, que absorve o calor de nosso organismo.
A diminuição da pressão e o aumento da temperatura não ocorrem apenas em nosso estômago. Podemos observar isso assim que abrimos a garrafa de refrigerante e o gás é liberado, pois diminuímos a pressão. Além disso, você já deve ter observado que quanto mais quente estiver o refrigerante, mais gás sairá dele.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Quanto menor estiver a temperatura do refrigerante, menos gás escapará
Artigos Relacionados
ANTIÁCIDO ESTOMACAL E SUA EFERVESCÊNCIA
Por que os antiácidos formam espumas na água?
Química
CONCEITO DE PH
Entenda o conceito de pH e aprenda a utilizá-lo para classificar um determinado meio.
Química
DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO
Clique e conheça o que é o deslocamento de equilíbrio químico e de que forma a concentração, a pressão e a temperatura influenciam na ocorrência dessa mudança.
Química
DIÓXIDO DE CARBONO
Quais os benefícios e malefícios desse gás para o homem?
EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA
Como a água atinge o equilírio.
Química
EQUILÍBRIO QUÍMICO EM LÂMPADAS HALÓGENAS
Descubra como é o processo de funcionamento das lâmpadas halógenas e como o equilíbrio químico está envolvido.
Química
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS
Conheça a diferença entre os equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos, além de aprender a escrever as constantes Kc e Kp.
Biologia
ESÔFAGO
Conheça as principais características do esôfago, um importante órgão do sistema digestório. Entenda o que é a esofagite e saiba quais são seus sintomas.
Química
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE EQUILÍBRIOS QUÍMICOS
Teste seus conhecimentos e aprenda mais com esta lista de exercícios resolvidos sobre equilíbrios químicos. Por meio deste material, você poderá entender melhor como trabalhar constantes do equilíbrio (Kp, Kc e Ki), deslocamento do equilíbrio, pH e pOH, bem como equilíbrio nas chamadas soluções-tampão.
Doenças e patologias
GASTRITE
Conheça as causas da gastrite e os diferentes tipos dessa infecção que ocorre em nosso estômago.
Explicação: