Ed. Física, perguntado por Jadeoliveira455, 1 ano atrás

Comente sobre o desenvolvimento e expansao do karate e da capoeira

Soluções para a tarefa

Respondido por lucas529823
0
desenvolvimento da Capoeira



O desenvolvimento da Capoeira ocorreu nas fazendas, aonde a luta era proibida, e a Capoeira era considerada como dança, e também não estava tão perto que a Capoeira de hoje. Esse momento de alegria e de resgate da cultura desses grupos era também uma preparação física caso eles poderiam ganhar a liberdade. Historias da cultura brasileira contam as revoltas de uns grupos de escravos que se tornaram livres e viveram numas aldeias chamadas "Quilombos", e ficaram treinando e lutavam bravamente contra quem os-impediram de viver livres e em autarcia. O líder mais famoso dessa historia foi o rei Zumbi. 

Além da luta, esse esporte mistura arte, dança e musica. O instrumento principal é o Berimbau, que ritma a dança dentro da roda. Ele é geralmente acompanhado de pandeiro(s), atabaque, agogo e recoreco, assim como dos cantos tradicionais e a batida de palmas. 



A Capoeira é um dialogo artístico entre os praticantes que se afrontam numa roda musical, e ajuda ao desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação, criatividade e da percepção através da improvisação. 

Hoje em dia depois de tanta luta através do séculos para conseguir reconhecimento, a Capoeira virou símbolo do Brasil, esta presente em mais de 120 pais, foi reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pelo UNESCO e passou como o esporte o mais completo na frente da natação. Além disso, ela ajuda muitas crianças em dificuldades a encontrar um caminho certo, a ficar afastado da droga, da turma de ladrões, e a voltar a estudar




expansão da capoeira

A capoeira, junto ao candomblé e o samba, é uma das mais importantes manifestações de nossa cultura. Trazida pelos escravos africanos, que aqui chegaram para a cultura canavieira, desempenhou um forte papel na resistência cultural dos afro-brasileiros. Seus praticantes exerceram função preeminente em episódios da história do Brasil, como na Guerra do Paraguai; na luta pelo abolicionismo e na transição do Império para a República. A lutaarte já surge internacional, pois é o encontro das nações: congos, angolas, benguelas, moçambiques, minas, rebolos e cassangues


desenvolvimento karatê
  O Karatê-do, como prática esportiva, é uma atividade que mobiliza todos os membros do corpo, requer também domínio sobre os movimentos corporais como flexões, saltos, rotações e transferências de peso além é claro, de habilidades de motricidade ampla e fina (NAKAYAMA, 1977). Desde o início na modalidade, os alunos são estimulados a desenvolver sua lateralidade e o posicionamento do seu corpo no espaço. Para as crianças os diferentes tipos de estímulos e experiências proporcionadas são de extrema importância para seu desenvolvimento motor (GALLAHUE; OZMUN, 2001).

   

    Alguns estudos vêm mostrando a influência positiva da prática do Karatê-do em vários aspectos na vida das crianças praticantes (ALMEIDA; SILVA, 2010; NUNES; FRANZOI, 2010; ARANHA, 2006; FIGUEIREDO, 2003). É fácil de compreender como os valores enfatizados na prática desta disciplina podem ser usados em cada momento da vida de forma a enfrentar os estudos, relações interpessoais e todos os tipos de obstáculos com a serenidade originada na confiança nas suas próprias capacidades e no respeito por si próprio e pelos outros, indicação segura de uma profunda maturidade 

expansão do karaté


Okinawa pertencia a China durante a dinastia Ming e o intercâmbio cultural foi inevitável. Após o final da dinastia Ming, Okinawa passa a ser dominada pelo Japão. Querendo evitar uma rebelião, os japoneses proíbem o uso de armas de fogo em Okinawa. A população começou a utilizar pés e mãos como forma de defesa, os mestres selecionavam os alunos e seus treinos eram secretos. A repressão da elite japonesa era tão grande que foi comparada com a perseguição a capoeira no Brasil Imperial.

No séc. XIX com a liberação do uso de armas de fogo, a história do karatê muda, a partir daí, o karatê começa a ser praticado com enfoque em educação física e fundamentação espiritual, sendo introduzido como educação física em 1905.

O principal responsável por popularizar o karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi. Em 1916 fez a primeira demonstração pública, na cidade de Kyoto, em 1921 faz uma apresentação para Hiroshita, o futuro imperador do Japão. Em 1923, o mestre Funakoshi se muda para Tóquio com intuito de propagar o karatê no Japão, sempre buscando formar homens como cidadãos úteis a sociedade.

Após a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial, as forças Norte Americanas dominaram o Japão e proibiram a prática do karatê. Porém, alguns alunos de Funakoshi convenceram que o karatê era um esporte inofensivo, além disso, alguns soldados americanos estavam interessados em aprender aquela nova arte marcial. Assim com a imigração japonesa, o karatê se propagou pelo mundo ganhando adeptos de várias nações do mundo.



espero ter ajudado (:
Perguntas interessantes