História, perguntado por millymath19, 8 meses atrás

Comente sobre episódios marcantes do conflito da primeira guerra mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por luizaperes15
2

Resposta:

Como a rede ferroviária estava desorganizada, o general Joseph Gallieni, governador militar de Paris, requisitou cerca de 700 taxis de Paris para transportar entre 5.000 e 6.000 combatentes para o front, na primeira operação de transporte de tropas motorizada da História.

A batalha principal ocorreu entre 6 e 9 de setembro, e as forças alemãs recuaram. As baixas no Marne foram tremendas: quase 100 mil mortos ou desaparecidos de cada lado, e o dobro de feridos.

Em 17 de novembro, o front oeste de estabilizou do Mar do Norte à Suíça, e a guerra que os dois lados pretendiam breve se estancou.

Em 25 de abril de 1915, forças britânicas e francesas desembarcaram em Galípoli, no estreito de turco de Dardanelos, visando abrir o acesso a Constantinopla (hoje Istambul) e ao Mar Negro, fechado pela Turquia, aliada à Alemanha e ao império austro-húngaro.

A operação, defendida por Winston Churchill, à frente da Marinha Real britânica, tinha por objetivo atingir Alemanha e Áustria pela retaguarda e estabelecer uma ligação com a Rússia.

O ataque foi um fracasso total: 180 mil mortos entre os aliados, que acabaram se retirando em janeiro de 1916.

Autralianos e neozelandeses comemoram a Batalha de Galípoli porque lutaram nela pela primeira vez sob sua bandeira nacional.

Em 25 de fevereiro de 1916, os alemães - que queriam desorganizar por completo o exército francês e obrigar Paris a um armistício - lançaram uma grande ofensiva ao norte de Verdun.

A partir de junho, o avanço alemão foi detido. Em outubro e dezembro os franceses reconquistaram os emblemáticos fortes de Douaumont e a maior parte do terreno perdido no início da batalha.

Em dezembro de 1916, quando a batalha acabou, as linhas eram praticamente as mesmas, apesar das pesadíssimas baixas em ambos os lados, com centenas de milhares de mortos.

A batalha do Somme é considerada a mais sangrenta da Primeira Guerra, com 1,2 milhão de mortos, feridos ou desaparecidos. Os alemães e os Aliados (a maioria britânicos) se enfrentaram no norte da França entre julho e novembro de 1916.

A ofensiva foi lançada pelos Aliados em 1º de julho, o dia mais sangrento da história britânica, com 20 mil mortos ou desaparecidos - a maioria durante a primeira hora - e 40 mil feridos.

Após cinco meses de combates, os progressos sobre o terreno eram ínfimos.

Em janeiro de 1917, para romper o bloqueio marítimo britânico que a asfixiava, a Alemanha deflagrou uma guerra submarina sem precedentes, atacando qualquer navio em direção à Grã-Bretanha, incluindo mercantes neutros, com a esperança de acelerar o final da guerra.

A estratégia acabou levando os Estados Unidos para a Guerra, em 6 de abril, após o naufrágio de vários navios mercantes americanos.

No dia 26 de junho, o primeiro comboio com tropas americanas chegou à França. O corpo expedicionário dos EUA chegou a 1 milhão de homens no verão de 1918 e a 2 milhões no final da guerra.

Quase 117.000 soldados americanos morreram durante a guerra.

Em 16 de abril de 1917, o Exército francês - comandado pelo general Robert Nivelle - lançou uma ofensiva com um milhão de homens no Caminho das Damas, uma pequena estrada usada no passado pelas Damas da França (as filhas do rei Luis XV).

A ofensiva encontrou uma forte resistência alemã e até o início de maio os franceses avançaram apenas algumas centenas de metros; ao custo de 100.000 mortos em poucas semanas.

No dia 15 de maio, o general Philippe Pétain substituiu Nivelle e decidiu deter as grandes ofensivas para controlar as revoltas entre as tropas.

Às 11h00 entrou em vigor o cessar-fogo e a Primeira Guerra Mundial havia acabado.

Perguntas interessantes