comente sobre a seguinte afirmação: as regiões em que ocorre afastamento de placas são mais propícias a grande terremotos do que as regiões de encontro de placas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sabemos que a crosta terrestre corresponde à camada superior da Terra, que é formada por rochas em seu estado sólido. Já as camadas inferiores – exceto o núcleo interior, que também é sólido – apresentam-se em uma textura líquida ou pastosa. A grande questão é que a crosta terrestre não se apresenta de maneira contínua ao longo de toda a extensão do planeta. Ela é fraturada em vários “pedaços”, conhecidos como placas tectônicas.
A teoria que aponta a existência das placas tectônicas foi elaborada ao longo do século XX a partir de evidências existentes na Dorsal Mesoceânica, no Pacífico, onde foi apontado o afastamento das áreas continentais. Mas tudo isso veio das premissas da Teoria da Deriva Continental, que indicou o movimento dos continentes, fato que sabemos que acontece ainda nos dias atuais, em um ritmo lento para os olhos humanos, mas relativamente acelerado em termos geológicos.
Resposta:
A afirmação não está correta
Explicação:
pois nas regiões de afastamento de placas (limites convergentes), os terremotos são menos frequentes e de menor intensidade do que nas regiões de encontro de placas (limites convergentes)