História, perguntado por pathy32, 1 ano atrás

comente sobre a revolta da cabanagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por alicetrentino
7
Ela aconteceu no período Regencial; aconteceu na província do Grão-Pará (atualmente Pará, no norte do país); Os cabanos queriam melhores condições de vida e trabalho; os historiadores falam que mais de 30 mil pessoas morreram com a revolta; eles (Os Cabanos) lutaram por mais de 4 anos, até que em 1840 eles foram derrotados sem cumprir seu objetivos, pois a maioria de seus homens estavam presos ou mortos.

Respondido por QUERUHDANONINHO
5

✎Em 1835, se iniciou a Cabanagem, na província do Grão-Pará, os habitantes em sua maioria eram muito pobres [...] Entre as principais razões da derrota da Cabanagem, podemos citar:

  • as divergências entre seus líderes;

  • a superioridade bélica das tropas do Império que reprimiram a Cabanagem.

Explicação:

Em 1835, quando se iniciou a Cabanagem, a província do Grão-Pará abrangia terras dos atuais estados do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima e Amazonas. A população do Grão-Pará era de cerca de 120 mil habitantes assim distribuídos:

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Índios: 33 000

Negros: 30 000

Mestiços: 42 000

Brancos: 15 000

Total: 120 000

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

Os Habitantes do Grão-Pará eram em sua maioria muito pobres: viviam da pesca, da exploração de madeira, castanha-do-pará, cacau, baunilha e ervas medicinais; trabalhavam no regime de escravidão ou por baixíssimos salários; moravam em cabanas erguidas sobre estacas as margens dos rios; por isso eram chamados de cabanos.

Os cabanos queriam terras para plantar e o fim da escravidão; já os fazendeiros queriam escolher o presidente de província, que, na época, era imposto pelo governo central.

Então, ricos e pobres do Grão-Pará ocuparam Belém, e colocaram no poder o Fazendeiro Felix Clemente Malcher. Mas tanto este líder cabano quanto o que o sucedeu traíram a Cabanagem. Então sob a liderança de Eduardo Angelim reconquistaram Belém, onde proclamaram uma República em agosto de 1835.

O governo central não aceitou a República dos cabanos e, em maio de 1836, enviou ao Grão-Pará uma força armada apoiada por navios e mercenários estrangeiros. Os cabanos resistiram até 1840, mas não conseguiram impedir a tomada de Belém pelas forças imperiais, que eram mais numerosas e mais armadas. A repressão à Cabanagem foi brutal; estima-se que as forças do governo mataram cerca de 40% da população do Grão-Pará.

Os cabanos conquistaram o poder, mas não conseguiram conservá-lo. Entre as principais razões da derrota da Cabanagem, podemos citar:

  • as divergências entre seus líderes;

  • a superioridade bélica das tropas do Império que reprimiram a Cabanagem.

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

✿❯─「✿QUERUHDANONINHO✿」─❮✿

Perguntas interessantes