Artes, perguntado por miranhadadeepweb, 1 ano atrás

Comente sobre a orquestra no período do Romantismo:
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Respondido por Rodinenciolek
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INÍCIO DA ORQUESTRA ROMÂNTICA. A orquestra tornou-se maior e mais variada nas casas de ópera. Weber, além de reforçar os fagotes e contrabaixos, aproveitou o timbre das trompas em Der Freischütz (1821 – O Franco Atirador). Suas inovações foram utilizadas e ampliadas por Meyerbeer, que antecipou a grande orquestra romântica de Berlioz e Wagner.

ORQUESTRA ROMÂNTICA. Hector Berlioz é o criador da orquestra romântica. Para a Sinfonia Fantástica, o poema sinfônico Romeu e Julieta e o Réquiem, Berlioz exigiu uma orquestra de 400a 500 integrantes. Na prática, nunca pode obter esse número de músicos, mas sabia conseguir os novos efeitos mediante um aproveitamento inédito dos timbres. É de sua autoria o Traité dínstrumentation et dórchestration modernes (1844 – Tratado da Moderna Instrumentação e orquestração), no qual codificou as normas de instrumentação para as grandes orquestras. Berlioz exerceu profunda influência sobre Liszt e principalmente sobre Wagner, o que se revela em Tannhäuser (1845), pelo uso dos violinos em quatro grupos, na cena de Vênus, e pelo reforço dos instrumentos de sopro e de metal na abertura.

A forma definitiva da orquestra wagneriana foi atingida em Der Ring des Nibelungen (1869-1876 – O Anel dos Nibelungos), até mesmo com o aproveitamento de instrumentos recém inventados, como a tuba. São cerca de 110 integrantes: 16 primeiros violinos, 16 segundos violinos, 12 violas, 12 violoncelos, 6 contrabaixos, 4 flautas, 3 oboés, 1 corne inglês, 3 clarinetes, 1 clarinete baixo, 3 fagotes, 2 tímpanos, 3 trompas, 1 trompa baixa, 2 trombones, 1 trombone baixo, 5 trompetes, 5 tubas, 8 harpas e percussão. Essa é a formação ainda hoje adotada nas casas de ópera e orquestras sinfônicas, mesmo para a execução de obras de Beethoven.

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