Comente sobre a ofensiva do Eixo ocorrida no início da Segunda Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
Um dos acordos mais importantes firmados nessa época foi o Pacto Anticomunista (Antikominternpakten, em alemão), assinado por representantes do Japão, da Itália e da Alemanha, em 1937, estabelecendo o chamado Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
O anticomunismo do Eixo agradava aos governantes dos países capitalistas, que temiam o aumento da área de influência dos comunistas.
Os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial foram marcados pela ofensiva das forças do Eixo na Europa e no Pacífico. De setembro de 1939 a abril de 1940, os ataques limitaram-se a combates navais, em que os alemães procuravam desestabilizar o comércio marítimo britânico, utilizando submarinos.
Com as condições climáticas mais adequadas, em abril de 1940, os alemães invadiram e ocuparam rapidamente a Dinamarca e a Noruega.
Já em maio, deram início à ofensiva contra Holanda, Bélgica e Luxemburgo, ignorando a neutralidade desses países.
Essa cooperação de forças do Eixo estava em franca vantagem, uma vez que mantinha seus territórios sob controle e avançava em diversas frentes de batalha. Porém, com a entrada dos EUA na guerra, ao lado dos Aliados, e as importantes vitórias do exército soviético acabaram por mudar os rumos do conflito, a partir de 1942.