História, perguntado por teteusgabriel10, 9 meses atrás

comente sobre a historia do continente e de suas variadas culturas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ParkHyunna
0

Resposta:

explicação meio grande, tenta resumir se precisar

Explicação:

A história da América principiou com a chegada dos primeiros seres humanos à América em data ainda não plenamente esclarecida pela ciência, e continua até os dias de hoje. As civilizações pré-colombianas deixaram uma enorme riqueza de documentos que permitem conhecer o que se passou neste continente durante centenas de anos. Em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha Hispaniola. Nos Estados Unidos, esse acontecimento é celebrado anualmente como sendo o Columbus Day. Observando por meio da ótica dos nativos, a dominação empreendida pelos europeus sinalizou o início de um período de decadência, opressão e violência, visto que as elites da Europa Ocidental da época, com interesses mercantilistas que se traduziam na busca por metais preciosos, dizimaram milhares de índios em tribos.

Muitos historiadores e cientistas discutem sobre a teoria da qual fala da chegada do homem na América, a teoria mais aceita seria de que nômades asiáticos teriam atravessado o Estreito de Bering e alcançado a América do Norte, e assim foram se expandindo até chegarem a América do Sul.

Após toda a ocupação do continente os paleoamericanos estabeleceram as primeiras culturas na região que hoje é os Estados Unidos sendo a mais antiga a Cultura Clóvis por volta de 13500 a.C.

os primeiros assentamentos permanentes surgiram na América por volta de 6000 a.C com a prática da agricultura. Esses recursos se mantiveram de forma mais intensa em duas regiões, a Mesoamérica e os Andes, onde floresceram muitas culturas e civilizações avançadas tendo destaque para os Maias na Península de Yucatán entre 250 d.C a 900 d.C, os Astecas na área central do México no século XIV e os Incas nos atuais países andinos do Peru, da Bolívia e Equador no século XV.

Esses três povos desenvolveram-se com base nos conhecimentos de civilizações anteriores que já tinham desaparecido, e com base nisso, sua estrutura social tornou-se bastante complexa e organizada, ergueram grandes cidades como Tenochtitlán e Teotihuacán com uma população a cerca de 120 a 250 mil habitantes. Possuíam também um sistema comercial bem elaborado.

Já as outras culturas que existiam no continente americano antes da chegada dos europeus estavam em estágios tribais e semi-nômades, vivendo em aldeias com a prática da caça, da pesca e da agricultura em pequena escala.

América do Sul

A Cultura da América do Sul inclui diversas tradições culturais. Estas incluem as culturas nativas dos povos que habitavam os continentes antes da chegada dos europeus; culturas europeias, trazidas principalmente pelos espanhóis, os portugueses e os franceses; culturas africanas, cuja presença resulta de uma longa história de escravidão no Novo Mundo; e por último os Estados Unidos, nomeadamente através da cultura em massa, como cinema e TV.

Os sul-americanos são culturalmente ricos,[2] devido a histórica ligação com a Europa, especialmente Espanha e Portugal, e o impacto da cultura popular dos Estados Unidos.

As diferenças culturais são consideráveis e a divisão do subcontinente na época colonial fez com que existissem duas línguas dominantes, o espanhol e o português. A cultura indígena de origem pré-colombiana teve forte influência no Peru, Bolívia e algumas regiões da Amazônia.

Devido às diferenças culturais dentro das fronteiras nacionais, é possível encontrar maior semelhança cultural entre os habitantes de áreas fronteiriças do que entre estes mesmos e os do que entre estes mesmos e os do interior de cada país. Isto se deve, em parte, a divisão pós-colonial que acompanhou a formação dos estados independentes durante o século XIX.

Idioma

português e o espanhol são as línguas mais faladas na América do Sul,

America do norte

Uma das características do subcontinente norte-americano é a presença de montanhas. Como exemplo temos montanhas que fazem parte das Cordilheiras Ocidentais, como os Montes Apalaches, além das Montanhas Rochosas. Além disso, o rio Mississípi, que abrange os EUA de norte a sul, merece destaque, além do rio Grande, no México.

Para designar as pessoas que vivem na América do Norte existem expressões específicas para cada país. Ou seja, é comum falar “norte-americano” para se referir às pessoas que vivem nos EUA. Enquanto isso, se diz “mexicano” para os habitantes do México e “canadense” para a população do Canadá. Os idiomas mais falados no continente são o inglês, espanhol e francês.

Perguntas interessantes