Filosofia, perguntado por deucelia, 1 ano atrás

comente sobre a frase: O pensar lógico-conclusivo é um conhecimento medializado. Não estamos presos ao aqui e agora, mas possuímos a liberdade do espírito, transcendemos o sensível e o limitado. Para a resposta deverá ler atentamente a aula, e construir com suas palavras o que a frase está dizendo

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
8
Olá.

Não achei no dicionário o que quer dizer "medializado", mas quero contribuir com o conteúdo sobre o pensamento lógico-conclusivo.

O ser humano possui características que fazem com que ele desenvolva o raciocínio lógico-conclusivo, categorizando as coisas, criando relações simbólicas entre determinadas ações e objetos que, ao serem analisadas, podem resultar em erros metodológicos e conclusivos.
A lógica dos raciocínios que estruturam estes erros pode ter diversas origens e formas. Assim, Comte desenvolveu o positivismo, como uma crítica ao modo de pensar de sua época. Este pensamento vigora até hoje em muitos ramos científicos.Comte fez uma análise do contexto social, leitura que era considerada das mais importantes na formação em Direito e influenciava o meio político. O autor exclui os aspectos da paixão humana, da qual se originam as maiores divergências, além do aspecto axiológico (filosofia dos valores morais), entre outros.Desde esse momento do surgimento do positivismo, direcionando-nos à atualidade, vemos que muitas mudanças ocorreram no mundo e que não dá para aplicar o conceito positivista, porque de certa forma ele está ultrapassado.
Diante disso, podemos concluir que esta frase que estamos analisando nesta questão fala sobre vermos o mundo sob uma ótica metafísica, ou seja, transcendermos a lógica racional. Acredito que Einstein o fez em várias declarações, como esta:
"Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação o leva a qualquer lugar que você quiser."

jujubis360: Pensamento medializado, é um pensamento lógico (claro, sem dúvidas), com este pensamento chegamos a uma certeza mais direta, pois se torna conclusivo.
Perguntas interessantes