Química, perguntado por lommalima, 1 ano atrás

Comente sobre a falha existente do moelo de Rutherford e a contribuição de N.Bohr atenuar.

Soluções para a tarefa

Respondido por JinhLurk
2
por estar estudando as partículas alfas atribuiu carga ao núcleo e a eletrosfera se esquecendo das forças de repulsão e atração gerada pela energia eletromagnética...

Bohr propos que os eletros e protons tem potencial e não carga se permanecerem em seus locais de origem alem de dividir a eletrosfera em níveis de energia propondo os paramentros da quimica quantica observados pelo teste de chama

lommalima: Muito obrigada !
JinhLurk: *** marca como melhor pleas !!
Respondido por shaimoom
1


     O maior problema do modelo de Rutherford era a incapacidade de conciliar a visão planetária do átomo e sua estabilidade nos parâmetros da Física Clássica. Um elétron orbitando em torno de um núcleo devido a uma atração elétrica consequentemente estaria em um movimento acelerado(aceleração centrípeta) e de acordo com a Física Clássica nesta situação o elétron emitiria energia de forma contínua e em frequências cada vez maiores , o raio de sua orbita iria progressivamente diminuir até ele ser absorvido pelo núcleo e o átomo deixar de existir.

   Bohr criou um modelo atômico que se propunha a conciliar a estabilidade do átomo com o modelo planetário .Ele propôs que o raio da órbita dos elétrons não podia ser qualquer um ou seja haveria uma quantização de orbitas possíveis para o elétron circundar o átomo sem que ele irradiasse energia. Estes raios  aumentariam de forma discreta sendo todos múltiplos de um valor fundamental. Valendo-se também dos estudos de Planck que relacionavam a quantidade de energia eletromagnética com as frequências destas ondas .De acordo com Planck as energias eram quantizadas como em "pacotes" cada um relacionado com uma determinada frequência de onda .Esta relação foi definida por uma expressão matemática conhecida como constante de Planck.

    Bohr utilizando a Física Clássica juntamente com esses "ingredientes novos" (a quantização dos raios e dos níveis de energia)chegou a um calculo das orbitas possíveis para um elétron no átomo de hidrogênio .

   Apesar de Bohr não conseguir embasamento teórico para as suas teorias sobre a quantização da energia  e das órbitas seus estudos se harmonizaram com os resultados experimentais pois nos estudos de espectrometria do átomo de hidrogênio constatou-se que as emissões de energia só ocorria em determinadas faixas de ondas .

   Os estudos de Bohr lançaram os alicerces da Física Quântica e foram suficientes para explicar como o átomo de hidrogênio e de íons monoeletronicos podem existir .A caminhada para se explicar a estabilidade de átomos polieletronicos foi longa mas Bohr tem o importante passo inicial na apropriação deste conhecimento.


Perguntas interessantes