comente sobre a extinção em massa do ectopistes migratorius ("pombo viajante") nos Estados Unidos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Pombo-passageiro (nome científico:Ectopistes migratorius) é uma espécie extinta de pombo que era endêmica da América do Norte. Único membro do gênero Ectopistes, a ave desapareceu na natureza por volta do ano 1900, e o último exemplar conhecido, uma fêmea chamada Martha, morreu no Zoológico de Cincinnati em 1 de setembro de 1914.
O naturalista sueco Carlos Lineu cunhou o nome binomial Columba macroura tanto para a rola-carpideira como para o pombo-passageiro, na edição de 1758 da sua obra Systema Naturae (o marco inicial da nomenclatura biológica), na qual aparentemente considerou essas espécies idênticas. A descrição cita relatos dessas aves de dois livros mais antigos. Um deles foi a apresentação de Mark Catesby do pombo-passageiro, publicada em sua obra Natural History of Carolina, Florida and the Bahama Islands (1731-1743), em que se refere a esta ave como Palumbus migratorius, sendo acompanhada da primeira ilustração publicada da espécie. A descrição de Catesby foi combinada com a descrição de 1743 da rola-carpideira por George Edwards, que usou o nome C. macroura para essa ave. Não há nada que sugira que Lineu tenha visto exemplares dessas aves, e acredita-se que sua descrição é totalmente derivada de relatos e ilustrações anteriores. Em sua edição de 1766 do Systema Naturae, Lineu deixou cair o nome C. macroura, e no lugar cunhou C. migratoria para o pombo-passageiro e C. carolinensis para a rola-carpideira.[2][3][4] Na mesma edição, Lineu também propôs o nome C. canadensis, com base em Turtur canadensis, como o usado por Mathurin Jacques Brisson em 1760. A descrição de Brisson, como ficou provado mais tarde, foi baseada numa fêmea do pombo-passageiro, e por este motivo, C. canadensis é hoje considerado sinônimo do nome científico atual da espécie.[5]
Em 1827, o ornitólogo britânico William Swainson moveu o pombo-passageiro do gênero Columba para o novo gênero monotípico Ectopistes, em parte devido ao comprimento das asas e à forma de cunha da cauda.[6] Em 1906, Outram Bangs sugeriu que, devido ao fato de Lineu ter copiado totalmente o texto de Catesby quando cunhou C. macroura, este nome deveria aplicar-se ao pombo-passageiro, resultando no binômio Ectopistes macroura.[7] Em 1918, Harry Oberholser sugeriu que C. canadensis deve ter precedência sobre C. migratoria (como E. canadensis), pois ele apareceu em uma página anterior no livro de Lineu.[5] Em 1952, Francis Hemming propôs que a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (CINZ) fixasse o epíteto específico macroura para a rola-carpideira, e migratorius para o pombo-passageiro, uma vez que este foi o uso pretendido pelos autores em cuja obra Lineu tinha baseado a sua descrição.[4] Esta recomendação foi aceita pela comissão, que usou seus plenos poderes de designar o nome científico de espécies, resolvendo finalmente a controvérsia e estabelecendo o binômio Ectopistes migratorius como o nome científico do pombo-passageiro.