comente sobre a eclusa de Miraflores no Panamá
Soluções para a tarefa
Resposta:
CONHECENDO O GRANDIOSO CANAL DO PANAMÁ – ECLUSA DE MIRAFLORES. Uma das maiores e mais incríveis obras de engenharia da História, o Canal do Panamá tornou-se um marco para o Panamá, e sem dúvidas, um dos pontos de mais interesse para quem visita o país.
Resposta:
Até mesmo para o visitante que vê a engenhoca toda pronta e de um ângulo privilegiado, é difícil assimilar uma obra tão grandiosa… Imagine então o desafio de traçar um plano do zero para criar uma passagem marítima que ligasse os 2 maiores oceanos do planeta: Atlântico e Pacífico. Tá aí uma longa história…
O Canal do Panamá possui 82 km de extensão e 3 eclusas: Miraflores, Pedro Miguel (do lado do Oceano Pacífico) e Gatún (do lado do Oceano Atlântico). Nós conhecemos Miraflores.
Eclusas são como elevadores para navios e permitem que eles subam ou desçam em lugares com desníveis.
Iniciativa Francesa
Os primeiros a tentarem essa façanha foram os franceses, que negociaram as permissões para a construção com a Colômbia (na época o Panamá era uma província Colombiana) e começaram as obras em 1881. No entanto, após anos de esforços, muitos erros técnicos e milhares de vidas perdidas devido principalmente a doenças tropicais, como a febre amarela e a malária, a empresa foi à falência.
Iniciativa Americana
Anos mais tarde, os Estados Unidos, com interesse em assumir as obras, adquiriram as ações da falida companhia francesa e tentaram negociar com a Colômbia a compra da concessão. Os governantes colombianos não se mostraram favoráveis, o que levou os Estados Unidos a apoiarem o Panamá em sua luta pela independência.
Resumindo as batalhas e os entraves, em 1901 a concessão francesa foi vendida aos Estados Unidos e as obras foram retomadas em 1904.
Após mais uma década de esforços, o canal foi oficialmente inaugurado em 1914.
Canal sob Administração Panamenha
O preço do apoio americano ao Panamá em sua luta pela independência foi a exploração vitalícia do canal, o que obviamente causou muita insatisfação ao povo panamenho, devido à falta de retorno econômico.
Somente em 1977 foi assinado o Tratado Torrijos-Carter, no qual ficou estabelecido que até o final do século, após um período de administração coletiva, o controle passaria definitivamente ao Panamá.
Assim foi e desde 2000 o Panamá passou a se beneficiar do canal construído em seu território.
Expansão do Canal
Em 2007 foram iniciadas obras para aumentar a capacidade do canal, permitindo também o tráfego de navios maiores.
A intenção era concluir as obras até agosto de 2014, coincidindo com o centenário de sua abertura, mas devido a inúmeras dificuldades, a expansão que dobrou a capacidade do canal, foi concluída apenas em 2016.
Explicação: