Ed. Física, perguntado por flamengoasinhas, 1 ano atrás

Comente sobre a dificuldade
da família em obter uma hipótese
diagnóstica e
consequentemente, buscar por
atendimentos adequados no
transtorno global do
desenvolvimento? .

Soluções para a tarefa

Respondido por mentora
2

O Transtorno global do desenvolvimento (TGD) é um conjunto de 5 transtornos caracterizados por atraso no desenvolvimento de funções básicas, incluindo a socialização e a comunicação: a) autismo, b) síndrome de Rett, c) transtorno desintegrativo da infância ou síndrome de Heller, d) síndrome de Asperger e e) transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, também conhecido como autismo atípico.
Dentro de um quadro geral de sintomas, tem-se a dificuldade para compreender ou usar a linguagem, a dificuldade para se relacionar, a dificuldade para aceitar mudança de rotina ou do ambiente familiar, comportamento com brincadeiras não-usuais e com padrões repetitivos de movimentos.
A primeira dificuldade de diagnóstico é que o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação é do espectro autista, mas os sintomas variam para quadros mais próximo da síndrome de Asperger e outros mais próximos do autismo, sem que o conjunto de sintomas se encaixam perfeitamente em nenhum dos dois transtornos.
De outro lado, mesmo que os pais possam perceber sintomas muito cedo, que geralmente aparecem antes dos três anos, é difícil fechar o diagnóstico ou ter um diagnóstico enganador de autismo atípico porque os sintomas podem ser confundidos com comportamentos típicos desta faixa etária, como a pouca interação social e baixa habilidade de comunicação, advindos da própria pouca idade. Assim, espera-se um diagnóstico mais preciso depois dos 5 anos, quando os comportamentos devem desaparecer ou se desenvolver para um tipo de autismo mais facilmente diagnosticável. 

Perguntas interessantes