História, perguntado por edicarloscorrea442, 10 meses atrás

Comente sobre a crise do colonialismo na África e na Ásia​


pedroatvkkk: sou uma pessoa muito carinhosa
denairgomes113: ok
denairgomes113: eu vou ter que ir tchau
denairgomes113: gostei muito de conversar com vc
pedroatvkkk: meus sentimentos por tudo que vc passou
pedroatvkkk: bj
denairgomes113: Obg
denairgomes113: bjs
denairgomes113: ♥♥
pedroatvkkk: ❤️❤️

Soluções para a tarefa

Respondido por denairgomes113
5

Resposta:

O colonialismo foi mais do que um sistema de exploração econômica e dominação política, e pode mesmo ser entendido como um modo de percepção do mundo. Produziu formas de enquadramento da vida social e criou relações fundadas em forças hegemônicas sempre em tensão construtiva com imagens contra-hegemônicas.

espero ter ajudado


pedroatvkkk: conversando com uma gata
Respondido por pedroatvkkk
6

Resposta:

Após a Segunda Guerra Mundial, movimentos que lutavam pela independência de seus países em relação às potências coloniais ganharam força na África e na Ásia.

Além dessas lutas internas, cada vez mais ficava evidente no cenário internacional a contradição entre o discurso de liberdade usado na guerra contra o nazifascismo na Europa e a manutenção de impérios coloniais.

Nesse contexto, a segunda metade do século XX assistiu a diversos povos dos continentes africano e asiático conquistarem sua independência do domínio colonial e formarem novos países.

Contexto histórico

Ainda durante o século XIX, diversos países europeus utilizaram seu poder militar e força econômica para implantar um domínio imperialista sobre outros países, em especial na África e na Ásia.

Essa política ficou conhecida como neocolonialismo, e perdurou ao longo da primeira metade do século XX, além de ter sido uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.

Contudo, após o final da Segunda Guerra Mundial, os países que ainda possuíam colônias, em especial Inglaterra e França, além de atravessarem graves dificuldades econômicas, passam a ser cada vez mais questionados pela manutenção de suas colônias.

Não apenas os movimentos internos de libertação nas áreas coloniais reclamavam sua independência, como a existência de colônias era considerada incompatível com os princípios defendidos pelas mesmas potências coloniais na esfera internacional, como na Declaração de Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948, por exemplo.

Diante desse quadro geral, podemos elencar as causas principais que levaram aos processos de descolonização a partir da década de 1940:

Declínio das potências coloniais depois da Segunda Guerra Mundial, em especial Inglaterra e França;

Apoio das duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, aos processos de descolonização, com o objetivo de conquistar influência sobre os novos regimes que seriam formados;

O crescimento de movimentos nacionalistas, que defendiam seu direito à autodeterminação e a ruptura com a antiga ordem colonial.

Essas causas gerais, aliadas ao contexto interno de cada país e sua relação com a metrópole, moldaram os processos de descolonização africano e asiático no século XX, como veremos a seguir.


pedroatvkkk: como não entendi direito a pergunta aí está meu texto sobre a descolonização
pedroatvkkk: espero ter ajudaddo
edicarloscorrea442: Obrigado!!
edicarloscorrea442: Ajudou muito
pedroatvkkk: dinada presisar só chamar
Perguntas interessantes