Artes, perguntado por ks9914008, 10 meses atrás

comente sobe o período arcaico, período clássico e período helenístico referente a escultura grega​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mila9639
4

Arcaico:

A partir de 800 a.C., concomitantemente ao crescimento das cidades e à expansão territorial, percebe-se uma dedicação especial à produção arquitetônica, pictórica e escultórica. No que diz respeito à pintura, esse período testemunhou o desenvolvimento de um estilo chamado "geométrico" ( apresentava um tipo de decoração abstrata onde continha triângulos, formas xadrez e círculos concêntricos ) que aparenta ser o estilo pictórico mais antigo na produção visual grega. Exemplos de obras arcaicas:

  1. A Ordem Dórica: a mais antiga das existentes na arte grega, apresenta: formas geométricas, regras rígidas, uma elegância formal e um equilíbrio de proporções.
  2. A Ordem Jônica: percorreu uma lenta evolução desde a sua criação ( séc. VI a.C. ) até à sua constituição final no período clássico. A Ordem Jônica: é caracterizada pela existência de: uma base seguida ou não de plinto; tem igualmente um fuste delgado, na generalidade feito por uma só pedra, que possui mais caneluras, do que as existentes na Ordem Dórica.

Clássico:

O Período Clássico da História Grega ( VI - IV a.C. ) é normalmente denominado "Período das Hegemonias", na prática foi o período em que desenvolveu-se o imperialismo das duas cidades gregas: primeiro Atenas, depois Esparta. Templos e edifícios públicos monumentais, representações naturais das figuras humanas, utilizações de formas idealizadas de homens e mulheres em movimento.

Outro período que marcou a história geral dentro do Período Clássico foi a existência das primeiras artes com a cor vermelha, em plano de fundo preto.

Observação: A cor vermelha na cor preta da um contraste puxando para a cor laranja.

Helenístico:

A cultura helenística prevaleceu no Mediterrâneo até bem depois de o império romano tornar-se a potência dominante. Após a morte de Alexandre, seu Império foi dividido entre seus generais, que instauraram uma série de Estados independentes, onde prevaleceu um tipo de cultura cosmopolita, fruto da miscigenação entre oriente e ocidente. Nesse contexto, desenvolveu-se um amor à "arte pela arte", onde a influência oriental estimulou a produção de um tipo de arte mais decorativa e suntuosa e onde os elementos religiosos passaram em segundo plano.

Respondido por maryaclaraoficial
0

Resposta:

Período Arcaico: Em estilo simples, formal, copiando o modelo da arte egípcia (imagens em pé, com um meio sorriso, rígidas com a perna esquerda na frente e os braços ao lado do corpo). Os dois tipos de esculturas eram um homem jovem nu e uma mulher coberta com um manto.

Período Clássico: Estilo realista e natural, mostravam a máxima beleza do corpo e rostos calmos, em poses em movimento, como estivessem praticando esportes), surgiu o nu feminino e se concentravam em retratar deuses e homens famosos.

Período Helenístico: As esculturas foram o grande destaque do período helenístico, eles exibiam grupos de personagens em ângulos que sugeriam movimento e mobilidade. Obras como “Vitória de Samotrácia” apresentava riqueza de detalhes que davam realismo e dramaticidade as obras.

Bons estudos!

Explicação:

Perguntas interessantes