Comente o processo de expansão territorial do império carolíngio
Soluções para a tarefa
Resposta:O Império Carolíngio foi formado a partir da coroação de Pepino, o Breve, em 751, embora se considere que seu pai, Carlos Martel, já era poderoso o suficiente, apesar de não ser rei. Os carolíngios eram uma dinastia que fazia parte do Reino dos Francos e substituiu a decadente dinastia merovíngia.
Explicação:O principal reinado carolíngio foi o de Carlos Magno, caracterizado como uma real tentativa de restaurar um império grandioso tal qual o Império Romano do Ocidente. Carlos Magno reformou a administração do reino e realizou muitas conquistas territoriais. Após a morte de seu filho em 843, o Império Carolíngio nunca mais foi o mesmo.
O imperador franco realizou diversas campanhas militares ao longo de seu reinado, que só contou com dois anos de paz (790 e 807). As campanhas militares realizadas por Carlos Magno tiveram sempre o apoio da Igreja, sendo isso um resultado da aliança de seu pai com as autoridades eclesiásticas de Roma. Além disso, durante essas campanhas, Carlos Magno ordenou a conversão forçada para o cristianismo daqueles que ele conquistava.
Durante o seu reinado, Carlos Magno conseguiu derrotar o rei dos lombardos e anexar suas terras. Essa guerra foi fruto dos ataques lombardos, um dos povos germânicos que se instalaram nas terras do Império Romano, às terras da Igreja Católica, e, como a Igreja e os francos tinham uma aliança, Carlos Magno foi ao socorro do papa. Além disso, ele lutou contra os saxões, os bretões e contra os ávaros, conquistando regiões como a Saxônia, a Bretanha, a Morávia e a Caríntia.
Ele também lutou contra muçulmanos na Península Ibérica e conquistou algumas cidades lá, como Barcelona, Huesca e Gerona, mas não ousou avançar mais. A campanha na Península Ibérica ainda rendeu uma grande derrota para as tropas francas, que foram atacadas e derrotadas por forças dos bascos.
O território conquistado por Carlos Magno fez de seu reino o maior da Europa em posses territoriais. A sua atuação na defesa da Igreja fortaleceu sua aliança com Roma, o que fez com que, em 800, o papa Leão III nomeasse-o Imperador do Ocidente. Essa foi uma tentativa de transformar Carlos Magno em uma figura de poder semelhante a dos imperadores romanos; foi também uma tentativa de enfraquecer a autoridade religiosa da Igreja de Constantinopla na Europa ocidental.:
Espero ter ajudado. Bons estudos!