História, perguntado por milainediniz, 1 ano atrás

comente o fim do império de napoleão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Corsair
4
De um modo resumido, as causas que levaram ao fim do império de Napoleão, foram a conjugação de uma série de políticas de opressão internas com as guerras dispendiosas e em várias frentes, que os seus exércitos se viram envolvidos.

Napoleão Bonaparte foi, provavelmente, o maior governante e estratega que a França já conheceu. A razão do seu sucesso deve-se à sua habilidade como estrategista, ao seu espírito de liderança e ao seu talento e carisma para empolgar e entusiasmar todos aqueles que o seguiam. No entanto, foi precisamente a pior das suas estratégias que o levou à derrota e a ver-se desterrado na ilha de Elba.

Napoleão quis expandir o seu domínio por toda a Europa, liderando dessa maneira uma série de guerras. e tornando o exército francês o mais poderoso da sua época. Isto fez com que os ingleses, preocupados com esse crescente poderio, fizessem uma série de alianças para contrapor ao expansionismo francês.
Napoleão tentou derrotar os ingleses de diversas formas - tentou invadir a Inglaterra em 1805, mas foi derrotado; criou o Bloqueio Continental, para deixar os ingleses isolados e os enfraquecer, mas sem resultado;

Mas foi em 1812 que começou a mais desastrosa de todas as suas campanhas, culminando na sua derrota e exílio, e consequente fim do Império.
A Rússia tinha aderido ao Bloqueio Continental, após um acordo com a França, mas como era um país essencialmente agrícola, não conseguiu respeitar esse acordo, vendo-se obrigada a abandonar o Bloqueio. Para se vingar, Napoleão ordenou a invasão da Rússia em 1812. Os generais franceses estavam habituados a grandes vitórias, mas nunca tinham enfrentado o temível inverno russo. As tropas francesas eram conduzidas através do imenso território russo, enquanto as tropas do Czar recuavam e colocvam fogo em tudo, não deixando nada que pudesse aproveitar ao invasor. Quando Napoleão chegou a Moscou, as suas tropas estavam famintas, desmoralizadas e desgastadas, não lhe  restando outra opção, que não fosse a retirada.

Devido a esta desastrosa campanha militar, outros países  decidiram tomar uma atitude e reagiram contra o autoritarismo francês. Em 1814, um exército formado por ingleses, russos, austríacos e prussianos invadiram Paris e aprisionaram Napoleão, enviando-o para a ilha de Elba. O trono francês foi então entregue a Luís XVII.

Era o fim do império napoleónico.
Napoleão ainda haveria de voltar a Paris, conseguindo fugir da ilha de Elba...instalou-se de novo no poder, no governo dos Cem Dias, mas foi novamente derrotado pela coligação de países, na batalha de Waterloo.

Desta vez Napoleão foi exilado na ilha de Santa Helena, onde viria a falecer.
Perguntas interessantes