Geografia, perguntado por josedaluz746, 7 meses atrás

comente como funciona o mercado de carbono e cite algumas opções postas em prática a partir deste.

Soluções para a tarefa

Respondido por nowunited149
1

Resposta:

Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissão (RCE) corresponde a uma unidade emitida pela modalidade que prevê a redução de gases de efeito estufa (GEE), chamada de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) resultante do Protocolo de Kyoto. Esses créditos de carbono podem ser comercializados entre países desenvolvidos que possuem a obrigação de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e países em desenvolvimento que não possuem essa obrigatoriedade.

Saiba mais: O que é Acordo de Paris?

Como os créditos de carbono são comercializados?

O crédito de carbono como unidade de redução dos gases de efeito estufa equivalem a uma tonelada de dióxido de carbono, um dos principais GEE. Portanto, a cada tonelada de CO2 não emitida à atmosfera ou reduzida gera um crédito de carbono. Esse crédito é comercializável no mercado.

Muitos países desenvolvidos que não conseguem atingir suas metas de redução estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, optam por comprar esses créditos, o que ficou conhecido como “mercado de carbono”. De acordo com a Point Carbon, responsável por analisar e divulgar informações a respeito do mercado de carbono, indicou que no ano de 2007 esse mercado atingiu a marca de 40 bilhões de euros. |1|

O comércio dos créditos de carbono são feitos segundo a modalidade referente ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), ou seja, caso a comercialização seja unilateral o país hospedeiro é quem estabelece valores; caso seja bilateral, o país desenvolvido que implementa o projeto em um país em desenvolvimento é que estabelece valores e as regras em relação à comercialização dos créditos de carbono e por fim caso seja multilateral quem estabelece valores são os próprios fundos de investimentos.|2|

No Brasil, o comércio de créditos de carbono é feito pela Bolsa de Mercadorias & Futuro por meio de leilões. As principais bolsas de créditos de carbono no mundo são: European Union Emissions Trading Scheme (Europa); New South Wales (Oceania); Chicago Climate Exchange (América do Norte) e Keidanren Voluntary Action Plan (Ásia)|3|.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes