História, perguntado por Handreyoliveira9904, 1 ano atrás

Comente como foi a derrota dos seguintes exércitos do Eixo:


a) Italiano:


b) Alemão:


c) Japonês:

Soluções para a tarefa

Respondido por geraldoleandro779
0

A)Morte de Mussolini e derrota italiana

Em junho de 1944, os Estados Unidos tomaram Roma. Poucos dias depois, os Partigiani iniciaram ataques às tropas nazistas.

Em 27 de abril de 1945, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, que tentavam fugir para a Suíça, foram capturados pelos Partigiani. Rapidamente julgados, foram executados e seus corpos expostos na Piazzale Loreto, em Milão.

Em 2 de maio de 1945, os nazistas se renderam na Itália. Findava assim a longa ditadura .

B)Derrota do exército Alemão

Hitler aproveitou a situação de sucessivas vitórias e moral elevado da população e do exéricto para executar uma grande plano.

Hitler queria invadir a União Soviética.

A invasão da união Soviética foi a maior decisão bélica de Hitler. Foi a maior decisão militar do líder nazista mais não a melhor. Na verdade , a invasão da união Soviética determinou o início da decadência nazista.

Essa invasão ficou conhecida como Operação Barbarossa , uma manobra militar de invasão e destruição da União Soviética.

Os nazistas estavam bem confiantes , e pro pouco tempo , pareceu que a conquista dos territórios soviéticos seria rápida. Os aliados também acreditavam nessas previsões , os estadunidenses estimaram em seis semanas a dois meses para o sucesso nazista. Os ingleses divulgaram na BBC , que a resistência soviética não duraria mais que seis semanas. O passo de Hitler foi maior que a perna , porque os nazistas não estavam preparados para a dimenção territorial e as condições climáticas da região.

Ao  atacar Leningrado , Moscou e Stalingrado , o exército nazista ficou enfraquecido e acabou lado a lado com os soviéticos. Leningrado resistiu por 900 dias. Os alemães ficaram a poucos quilômetros da capital , Moscou , defendida apenas por menos de 90 mil soldados. Na cidade de Stalin , o combate foi casa a casa. A luta corporal era o ponto fraco dos alemães.

Os soviéticos acabaram com as previsões dos alemães. O exército nazista não esperava a resistência dos soviéticos que acabaram ganhando o conflito.

Foi a primeira grande derrota de Hitler e dos nazistas.

C)Não foi uma derrota mais sim uma rendição

Em 26 de julho, União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido se reuniram em Potsdam, na Alemanha, para decidir o futuro desse país e da Europa após a derrota do nazismo. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman; o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill; e o Presidente do Governo da República Nacionalista da China (Taiwan), Chiang Kai-shek; lançaram a Declaração de Potsdam, cujo conteúdo eram os termos para a rendição japonesa: caso não se rendesse incondicionalmente, o país enfrentaria “destruição imediata e total”.

A invasão do território japonês estava programada para novembro de 1945, sob o comando do general estadunidense Douglas MacArthur, e partiria da ilha de Okinawa, já conquistada. Sabia-se que aquela seria uma operação difícil e a previsão era que ela custasse até 10 vezes mais vidas do que o “Dia D”.

No entanto, tal operação nunca aconteceu, pois em 6 de agosto os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica sobre uma cidade japonesa, Hiroshima. Diante da destruição causada e da morte de 80 mil pessoas, parte minoritária do governo japonês considerou a rendição. Em 8 de agosto, a União Soviética declarou guerra ao país e no dia seguinte invadiu a Manchúria. Mas o dia 9 de agosto de 1945 trouxe outro desastre: a segunda bomba atômica foi lançada, dessa vez sobre Nagasaki. Diante da destruição causada pelas bombas, o imperador Hirohito anunciou pelo rádio, em 14 de agosto (ou 15 de agosto, se considerado o horário japonês), sua rendição. Era a primeira vez que o imperador falava à população, que até então nunca tinha ouvido sua voz. A decisão não foi unanimemente aceita pelo Conselho de Guerra e pelas Forças Armadas e, antes de ser anunciada, cerca de 1.000 soldados rebeldes invadiram o Palácio Imperial a fim de impedir que a declaração fosse feita, mas foram vencidos pelas forças imperiais.

Assim, no domingo de 2 de setembro de 1945, a formalização da derrota japonesa foi feita na Baía de Tóquio, onde mais de 250 navios de guerra dos países Aliados e da China nacionalista se encontravam. Os representante japoneses foram o Ministro das Relações Exteriores, Mamoru Shigemitsu, e o general Yoshijiro Umezu. Líderes das Nações Unidas, dos Estados Unidos, China, Grã-Bretanha, União Soviética, Canadá, Austrália, França, Holanda e Nova Zelândia também assinaram o documento que determinava o fim da Segunda Guerra Mundial.

Perguntas interessantes