História, perguntado por gabbekiller107, 1 ano atrás

comente como era composta a sociedade egípcia e a importancia do rio nilo para o Egito

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiasilva675
0
O faraó era visto como um intermediário entre os homens e os deuses. Considerado pai e mãe dos humanos, filho do sol e encarnação do deus falcão, ele comandava oa exercítos, distribuía a justiça e organizava as atividades econômicas. Seu poder estendia-se a todos os setores da sociedade.
Abaixo do faraó estava a aristocrata, composta pela família real, por altos funcionários do Estado e pelo sacerdotes, que exerciam muita influência sobre o faraó. Os sacerdotes por fiim, sustentando essas camadas, estava a grande maioria da população: os trabalhadores braçais, em sua maioria companeses. Geralmente analfabetos, viviam com muita dificuldade. Além dr pagar vários tributos ao Estado ( em forma de cereais, linho, gado, e outros produtos), eram forçados a trabalhar em obras públicas, como na construção de obras de irrigação. Os escravos, em geral prisioneiros de guerra, também compunham a base da pirâmide social. Trabalhavam, principalmente, nas minas e pedreiras do Estado.
Na estação de inundação do rio Nilo, que pendurava de julho a outubro ( meses correspondente ao nosso calendário), era preciso aguardar as águas baixarem. Era um momento propício para dedicar-se ás grandes construções, ao artesanato, ás artes e ás atividades militares. Os camponeses eram recrutados para a manutenção dos canais de irrigação e para a edificação de palácios, templos e pirâmides. Em novembro, quando as águas baixavam, indicavam-se os trabalhos de plantio. A terra, antes ocupada pelo rio, estaba carrefada de húmus. Era a estação da semeadura, que perdumaria até fevereiro e quando plantavam diversos produtos, em especial linho ( usado na manufatura de roupas), cevada ( matéria-prima da cerveja) e trigo ( para a fabricação de pão). Entre março um junho, recolhiam-se as safras plantadas durante a semeadura: era a estação da colheita.
Durante todo o ano prosperavam a pecuária, a pesca, a caça e o artesanato. Um comércio prosperava ás margens do Nilo. Em todas as estações do ano era possível avistar barcos a remo e a vela transportando mercadoria e passageiros.
Perguntas interessantes