História, perguntado por JessicaDuda1, 1 ano atrás

comente as diferenças entre a ação integralista brasileira e a aliança nacional libertadora.

Soluções para a tarefa

Respondido por fehlpzista
92
A AIB era da direita, liderada por Plínio Salgado, tinha um projeto de estado totalitário, onde não havia a separação entre executivo, legislativo e judiciário, era corporativista, nacionalistas ardorosos, tinham o lema: 'Deus, Pátria e Família'. A perspectiva autoritária dos integralistas tornava-os opositores do liberalismo econômico e da democracia burguesa, seus principais adversários eram os socialistas e os judeus, inspiravam-se no nazi-fascismo.

A ANL, dirigida por Luís Carlos Prestes, era da esquerda, frente popular do PCB, procurava atrair os democráticos e antifascistas da sociedade em torno de um programa de reformas políticas e sociais que compreendia a suspensão do pagamento da dívida externa, a reforma agrária, a nacionalização das empresas e a defesa das liberddes individuais. Era comunista, se inspirava na URSS.
Respondido por EduardoPLopes
23

A AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora) eram diferentes no aspecto político-ideológico, nos setores sociais que representavam, nas pautas que defendiam e no alinhamento político internacional.

A AIB defendia uma política inspirada no fascismo italiano, representava parte da pequena e média-burguesia urbana (em especial os militares), defendiam uma posição conservadora (o Catolicismo como elemento de coesão da sociedade) e o alinhamento com o Eixo.

Já a ANL defendia um modelo baseado no socialismo soviético, representava os camponeses e parte do proletariado urbano, defendiam uma postura revolucionária e o alinhamento com a União Soviética.

Mais sobre a ANL em:

https://brainly.com.br/tarefa/17546245

Anexos:
Perguntas interessantes