História, perguntado por estefanemaisa, 1 ano atrás

Comente as contradições do modelo econômico de JK

Soluções para a tarefa

Respondido por juansld
57
Apesar dos grandes avanços econômicos, tecnológicos e infraestruturais pelo qual passou o Brasil durante o governo JK, houve uma série de contradições que induzem a um questionamento: será que a população brasileira foi beneficiada com as medidas?
A política econômica de Juscelino favoreceu a concentração de renda, a entrada de multinacionais e a falta de oportunidades para empreendedores com menor capital; soma-se a isso as largas importações que tornaram a balança comercial desfavorável, o que contribui para o processo inflacionário.
Pode-se destacar, por fim, o início de um rápido êxodo rural devido à grande demanda de mão de obra operária e urbana. A vinda rápida e densa dessa população para as cidades como São Paulo e Rio de Janeiro não foi acompanhada por uma política organizacional que daria condições básicas, como saneamento, saúde pública, transporte público, etc; dando-as características macrocefálicas.
Respondido por makmorales
5

As contradições do modelo econômico de JK começam com uma suposta economia de livre mercado e capitalista, quando na prática um dos três pilares do governo JK era o fortalecimento das empresas estatais.

As grandes obras públicas e o desenvolvimento econômico e da infraestrutura brasileira eram outras das bandeiras de Juscelino Kubitschek, mas na prática ele favoreceu o modal rodoviário em vez do ferroviário, o que gera problemas até os dias de hoje ao Brasil.

O modal ferroviário ao lado do uso das hidrovias seria a forma de transporte mais barata e eficiente para o Brasil, reduzindo o custo final de tudo o que é produzido.

Entretanto, essa é apenas mais uma das contradições do modelo econômico de JK que trouxeram consequências negativas ao país.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/18207858

Anexos:
Perguntas interessantes