comente a subida ao poder de Otavio e a formação do imperio
Soluções para a tarefa
Em 31 a.C., na Batalha naval de Actium, Otávio derrotou Marco Antônio, que foi abandonado por suas tropas, e ocupou o Egito. No ano seguinte, Marco Antônio suicidou-se em Alexandria.
Otávio passou a acumular diversos títulos: o de Princeps senatus, o primeiro dos senadores e cidadãos; o de Tribuno vitalício da plebe; o de Pater patriae, o pai da pátria, primeira pessoa a receber tal título; o Pontifex maximus, o sacerdote supremo; o de Augustus, o que lhe garantia uma conotação religiosa, divina; e o de Imperator, o comandante supremo do exército.
Com esse acúmulo de poder, ele tornou-se Otávio Augusto, o primeiro imperador do Império Romano, inaugurando uma nova era na civilização romana.
Depois de terem dominado toda a Península Ibérica, os romanos não se contentaram e foram em busca de outros territórios para conquistar. Eles possuíam um exército muito bem preparado e vários recursos, liderados pelo general Anibal, conseguiram vencer a guerra contra os cartagineses, nas Guerras Púnicas. Esta foi uma vitória muito importante, pois com ela os romanos dominaram o Mar Mediterrâneo. Após essa conquista, conseguiu dominar muitos outros lugares.
O Império Romano ocorreu entre 27a.C. e 476d.C. Roma passou a ser governada por um imperador vitalício, que em 395 dividiu o poder com outro imperador baseado em Bizâncio, que foi rebatizada de Constantinopla e hoje é Istambul.