Comente a sua compreensão sobre a poemobile
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Resposta:No Brasil, a experiência de livros-objeto nasce nitidamente do encontro entre poetas e artistas visuais nos períodos Concreto e Neoconcreto (final dos anos 50 e começo dos anos 60). A poesia concreta foi fundamental para sublinhar aspectos formais e sonoros das palavras, fazendo com que o texto se descolassem de uma sintaxe tradicional para outra sintaxe, poética-visual. Como desdobramento das ideias desse período, uma das parcerias mais inovadoras e de fundamental importância para as artes gráficas e suas relações com a poesia no Brasil, Augusto de Campos produziu com o artista e teórico Julio Plaza uma série de objetos-poemas tridimensionais que se movimentam à manipulação, os POEMÓBILES.
Explicação:espero ter ajudado qualquer dúvida estou a disposição
Resposta:
Tomando por base a ideia de expansão do livro, este artigo propõe uma análise crítica do livro-objeto Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza, investigando a estrutura presente em sua poesia e materialidade, a partir dos movimentos de vanguarda do início do século XX e sua extensão ao contemporâneo. Objetivou-se colocar em perspectiva como se dá a materialidade do livro, a partir do estudo de seus aspectos estruturais e históricos e da obra de Campos, com a análise do poema Luxo, nas versões de 1965 e 1974 e com transcrições de poemas do livro para outros suportes. Compreendeu-se que Poemóbiles é um livro que extrapola a ideia de livro, em razão de sua tridimensionalidade e de sua estrutura comunicante, sendo o ponto de partida para criações em mídias menos usuais para a poesia, como o cartaz, a holografia e a escultura.