Comente a respeito e linguagem que constituiu o poema "ai dona fea, fostes-vos queixar".
Soluções para a tarefa
O poema "Ai, dona fea, fostes-vos queixar", trata-se de um canção de ESCÁRNIO, sendo assim possui uma linguagem própria.
A linguagem usada, possui figuras de linguagem, que inserem o valor de ironia, que por sua vez é uma característica das cantigas de escárnio.
Também vemos o uso de ambiguidades na linguagem apresentada, quando lemos trechos que dizem "Dona feia, eu nunca vos louvei em meu trovar, embora tenha trovado muito"
Outra característica da linguagem apresentada é por ser uma paródia, ou seja uma releitura. Por isso, vemos que as palavras são usadas relembrando uma outra canção, porém, são ajustadas com a finalidade de formar ironias.
Resposta:
O poema foi composto diante de um tema medieval, sendo identificada como uma cantiga trovadoresca de amor, onde o eu lírico revela seus sentimentos pela amada, que são todavia impossíveis de serem realizados, porque a mulher medieval é inalcançável.
Assim, ela é apenas apresentada como mulher que é bela, amada, mas que infelizmente é inalcançável, por ser de uma classe social diferenciada da qual pertence o trovador.