Filosofia, perguntado por flaviathays1358, 11 meses atrás

Comente a principal consequência do cógito cartesiano.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
3

Olá     Flaviathays1358, tudo bem? Vamos a explicação!

Filósofo e matemático francês, René Descartes nasceu em 1596 na cidade de La Haye vindo a falecer em 1650 devido a uma pneumonia contraída em Estocolmo. Em suas pesquisas ao longo da vida Descarte formulou umas das mais celebres frases filosóficas “Penso, logo existo”, o famoso cogito cartesiano. Essa teoria veio sobretudo do estudo de Descartes para comprovar a existência de Deus.

Este pensamento é fruto do fato da descrença radical por parte de Descartes no fato de que nossos sentidos nos enganam e as coisas não são realmente como eles nos fazem imaginar, de modo que o homem deve pautar-se apensas no uso da razão e de evidências seguras para obter o verdadeiro conhecimento.

Partindo desta premissa, Descartes se conscientiza de que a partir do momento em que crê que tudo seja falso e sujeito a dúvida há algo que incontestavelmente é verdadeiro e este algo é a pessoa que pensa, pois, se “Penso, logo existo”.

Crente que sua natureza consiste apenas no pensar e que, portanto, é independente da existência de um corpo ou de um mundo, Descartes passa a refletir sobre a existência de um ser mais perfeito do que ele, Deus. A partir deste ponto o filósofo procura provar através da ciência a existência de Deus. Deus esse que ele não acredita ser apenas fruto de sua imaginação. Assim, Descartes crê que tudo que é e tudo que possui veio de um ser superior, e evidencia sua existência através da exatidão da matemática e de outro argumentos racionais

Perguntas interessantes